Investimentos estrangeiros na Catalunha duplicam no 1º trimestre

Mais publicações

De acordo com dados publicados pelo Ministério de Indústria, Comércio e Turismo, os investimentos estrangeiros na Catalunha duplicaram no 1º trimestre de 2019. Foram, no total, 704,5 milhões de euros investidos, que representam um aumento de 97% em relação ao mesmo período de 2018. O crescimento, porém, não supera os números dos primeiros três meses de 2017, quando a Catalunha recebeu pouco mais de 1 bilhão de euros sob forma de investimentos estrangeiros.

Notícia relacionada: Economia da Catalunha cresce, mas tem um ponto fraco

De onde chegam os investimentos estrangeiros na Catalunha?

O primeiro trimestre de investimentos estrangeiros foi positivo para a Catalunha, mas é preciso saber a origem deles. Segundo informações publicadas no site Via Empresa, com base em uma publicação do Departamento de Empresa e Conhecimento da Generalitat de Catalunya, os Estados Unidos, em 2018, lideraram a classificação de países que estabeleceram projetos empresariais no território catalão. Os investimentos norte-americanos corresponderam a 23,8% do total, com 20 projetos. A lista prossegue com Japão (12 projetos, 14,3% do total), Reino Unido (10 projetos, 11,9% do total), Alemanha e França (8 projetos cada um, 9% do total cada um), Suíça (5 projetos, 6% do total), Bélgica (3 projetos, 3% do total), Holanda e Suécia (2 projetos cada, 2% do total cada um). Os investimentos oriundos de outros países representaram 16% do total, somando 14 projetos.

Os tipos de investimento foram distintos. 39% deles partiram de empresas estrangeiras que já estão estabelecidas no território catalão. Elas já têm um mercado aberto e em funcionamento, mas resolveram apostar em uma nova linha de produção na Catalunha. Por outro lado, 37% dos investimentos estrangeiros foram realizados pelas chamadas greenfields. São empresas que começaram do zero suas atividades em solo catalão. Segundo o Departamento de Empresa e Conhecimento, essa modalidade de investimento cresceu de forma bastante significativa nos últimos cinco anos.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -