Economia da Catalunha cresce, mas tem um ponto fraco

De acordo com o estudo L’economia catalana al segle XXI. Balanç i perspectives, publicado pela Câmara de Comércio de Barcelona, a economia da Catalunha teve um crescimento superior ao dos doze países fundadores da zona do euro. A evolução em termos de PIB, geração de emprego, população e dinamismo empresarial não foi refletida, porém, na melhoria do bem-estar das famílias. A análise levou em consideração os 17 primeiros anos do século XXI, e faz uma projeção para o ano 2030.

Notícia relacionada: Financial Times premia Catalunha por captação de investimentos

O outro lado do crescimento da economia da Catalunha

Apesar da evolução no PIB (Produto Interno Bruto) e na criação de empregos, a renda familiar não seguiu o mesmo ritmo. Segundo a análise da Câmara de Comércio de Barcelona, parte desse crescimento e recuperação após a crise econômica se deve à moderação salarial, que provocou uma redução nos custos. Ainda em relação à renda bruta das famílias, o estudo afirma que não havia diferenças quando comparados o ano 2017 e o início do século XXI. Entre os motivos que explicam esse panorama, está o fato de as famílias catalãs terem uma pressão fiscal crescente e acima da média espanhola; além disso, elas recebem um volume de prestações e transferências sociais per capita abaixo da média.

Setor empresarial catalão, um grande destaque

O estudo da Câmara de Comércio de Barcelona também destacou “o poder de resiliência” do setor empresarial catalão. Nem mesmo as crises econômica, financeira e política diminuíram o poder empresarial na Catalunha, cujo impulso “continua sendo formidável”, disse Joan Ramon Rovira, diretor de Estudos Econômicos da Câmara de Comércio de Barcelona.

Para 2030, o objetivo será fazer com que as forças políticas catalãs pactem acordos estratégicos relacionados à formação e à inovação, bases do modelo econômico baseado no conhecimento.

Notícia relacionada: A economia catalã termina 2018 com um crescimento de 2,6%

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Aqui Catalunha conta com você. Onde quer compartilhar a notícia?