Griezmann já é, oficialmente, novo jogador do FC Barcelona. A estrela francesa assinou um contrato de 5 anos com o clube catalão (até 30 de junho de 2024), e sua cláusula de rescisão será de 800 milhões de euros. O ex-atacante de Real Sociedad e Atlético de Madrid chega ao Barça para formar um dos ataques mais poderosos do futebol mundial, ao lado de Messi e Suárez, e encontrará alguns companheiros da seleção da França, como o atacante Dembélé e o zagueiro Lenglet. Os detalhes da apresentação de Griezmann como novo atacante azul-grená serão divulgados em breve. A contratação do francês é a terceira para a nova temporada.
Notícia relacionada: FC Barcelona apresenta seu mais novo talento holandês: De Jong
Um pouco da carreira do novo jogador do FC Barcelona
A contratação de Griezmann aumenta uma lista particular. Com a mais nova estrela francesa, o time catalão conta com seu 20º jogador daquele país em sua história. Nos últimos 13 anos, o Barça teve alguns dos melhores atacantes do futebol europeu, como Ludovic Giuly e Thierry Henry. O novo jogador do FC Barcelona, diferentemente dos citados craques, tem uma sólida experiência na Liga. Em 2009, Griezmann, com 18 anos, estreou na equipe titular da Real Sociedad, que disputava a segunda divisão do futebol espanhol. O craque foi decisivo para a volta do time basco à elite da Liga espanhola. Em suas 202 participações, marcou 52 gols, atuando pelo lado esquerdo do ataque.
Em 2014, deu seu primeiro grande salto na carreira. O Atlético de Madrid, dirigido por Diego Simeone, deixou grande parte das possibilidades de crescimento no futebol espanhol e europeu nos pés de Griezmann. Seu primeiro pico no clube madrilenho foi em 2016, quando chegou à final da Liga dos Campeões da Europa, e conquistou a terceira posição no pódio da Chuteira de Ouro. O atacante também se destacou com sua seleção na Eurocopa daquele ano, disputado na França: além do título, Griezmann foi o artilheiro da competição, com 6 gols. Dois anos depois, a estrela francesa levou o Atlético de Madrid à conquista da Europa League, e coroou sua temporada com o título da Copa do Mundo, na Rússia.
No ataque do FC Barcelona, é provável que atue no lado esquerdo, posição à que mais está acostumado, apesar de sua capacidade para jogar nos demais setores ofensivos. Perigoso nas transições ofensivas, Griezmann também tem nos disparos à longa distância um de seus grandes trunfos. Resta saber como Ernesto Valverde administrará os minutos do novo e potente quarteto de ataque azul-grená.
Loja virtual do Aqui Catalunha. Acessem!