A história por trás da nova camisa do FC Barcelona | 2019 – 2020

Mais publicações

A temporada 2019 – 2020 está a ponto de começar, e várias novidades foram anunciadas em junho. Uma delas é a nova camisa do FC Barcelona, cujo desenho marca um grande contraste com as tradicionais barras verticais que vestem o clube desde 1899. O estilo tabuleiro de xadrez do uniforme causou forte impacto na torcida azul-grená: muitos torcedores ferrenhamente apegados às tradições do clube catalão não aprovaram a mudança. Isso, porém, não será um problema para a imensa maioria dos mais de 300 milhões de torcedores e simpatizantes do Barça espalhados pelo mundo.

Na loja virtual do Aqui Catalunha, os leitores têm a disposição mais de 180 produtos ligados ao FC Barcelona e à Catalunha. A nova camisa, logicamente, já está disponível para compra. Mas antes de comprá-la, que tal saber um pouco sobre o que há por trás do novo desenho? Por que é desse jeito? O que homenageia? O Aqui Catalunha explica.

Notícia relacionada: FC Barcelona apresenta seu mais novo talento holandês: De Jong

O que inspirou o desenho da nova camisa do FC Barcelona?

A história por trás da nova camisa do FC Barcelona - Eixample
Os quadrados residenciais do distrito de l’Eixample, Barcelona

Pela primeira vez na história do time catalão, os atletas terão uma camisa com quadrados desenhados. Embora esse estilo seja extremamente semelhante, por exemplo, ao do uniforme da seleção da Croácia, existe uma explicação que justifica a aposta do clube pelo estilo tabuleiro de xadrez. Os quadrados representam a característica mais importante do distrito de l’Eixample, um dos dez de Barcelona. Nesse distrito, é possível ver, de forma panorâmica, uma arquitetura de edifícios agrupados em blocos. O responsável por esse tão peculiar projeto arquitetônico foi Ildefons Cerdà. Ou seja, cada quadrado da nova camisa azul-grená representa um desses edifícios reunidos em blocos de l’Eixample.

O uniforme titular para a temporada 2019 – 2020 foi apresentado ao mundo no dia 4 de junho, e seu lema de campanha foi “O talento não tem uma só forma”, que representa a inovação e a criatividade que caracterizam tanto o clube como a capital da Catalunha. Desde a primeira semana de julho, também está à venda a versão feminina da nova camisa.

Cores da Catalunha presentes na parte dianteira

A história por trás da nova camisa do FC Barcelona - cores da Catalunha
Versões feminina e masculina da nova camisa do FC Barcelona

Outra importante mudança que traz a nova camisa do FC Barcelona é a presença da senyera, a bandeira catalã. Normalmente, ela apareceria na parte de trás da camisa. Para a temporada 2019 – 2020, porém, as cores da Catalunha estão na parte dianteira, na gola, em formato de V.

O primeiro jogo do Barça com o novo uniforme será nos dias 23 e 27 de julho, no Japão. Serão dois amistosos: o primeiro, contra o atual campeão da Europa League, o Chelsea; o segundo, contra o Vissel Kobe, time japonês onde, atualmente, jogam Andrés Iniesta, David Villa e Sergi Samper. Será a primeira vez que Iniesta jogará contra o clube de sua vida, onde ganhou muitos títulos, e marcou um dos gols mais importantes da história do Barcelona: coincidentemente, contra o Chelsea, em Stamford Bridge. Seu gol, no último minuto da partida válida pelas semi-finais da Champions League, abriu caminho para a final da competição, e uma longa sequência de títulos conquistados pela equipe dirigida por Pep Guardiola. Tempos de ouro.

Essa é a história por trás da nova camisa do FC Barcelona para a temporada 2019 – 2020. Garanta, aqui, a sua, e apoie a equipe durante toda a temporada com estilo e muita história.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -