O secretário de Relações Exteriores do Governo da Catalunha, Alfred Bosch, anunciou a abertura de uma nova delegação catalã fora da Europa, mais especificamente no México. Em sua visita oficial ao país, Bosch declarou que o governo catalão “quer ter presença em lugares onde nunca esteve, como na América Latina”. O anúncio foi feito em um encontro com a comunidade catalã Orfeó Català de Mèxic.
Notícia relacionada: Governo da Catalunha nomeia representantes no exterior
“O Governo da Catalunha tem a obrigação de estar nos cinco continentes”
Durante o anúncio, Alfred Bosch disse que “é uma obrigação do Governo da Catalunha estar presente nos cinco continentes”, e que a nova delegação no México terá por objetivos “melhorar as relações com a cultura, os centros de educação, o esporte, o turismo, o comércio e a política” do país. O secretário também comentou que a presença do governo catalão no México terá o papel de “reforçar o voto exterior”. Nas últimas eleições municipais e europeias, dos 15 mil catalães no México registrados no censo eleitoral de residentes no exterior, apenas 250 puderam votar.
Bosch aproveitou o encontro para relembrar os 80 anos da chegada dos exilados republicanos catalães ao México, e disse que, com a abertura da delegação no México, o “caminho democrático, de respeito às liberdades e à pluralidade linguístico-cultural entre Catalunha e México continuará”.