Nesta semana, o governo da Catalunha anunciou um pacote de 30 milhões de euros destinados ao sistema de saúde público catalão. O investimento, dividido em três fases, beneficiará 382 dos 400 centros de atenção primária (CAPs) que existem na Catalunha. Os objetivos são a compra de novos aparelhos, renovação das ferramentas tecnológicas usadas nos atendimentos e a reposição de elementos estruturais.
Notícia relacionada: Torra: ‘Temos que ser capazes de liderar a revolução digital’
As três fases do investimento no sistema de saúde catalão
A primeira fase começa neste mês de junho e terminará em maio de 2020. Serão investidos 11,3 milhões de euros em compras de equipamentos e renovação de móveis. Entre os novos aparelhos, estão dermatoscópios, holters, medidores de pressão, eletrocardiógrafos e ecógrafos portáteis. As regiões que serão beneficiadas com esse investimento são cidade de Barcelona (53 centros), Camp de Tarragona (37 centros), Catalunya Central (39 centros), Girona (55 centros), Lleida (22 centros), Metropolitana Nord (100 centros), Metropolitana Sud (58 centros) e Terres de l’Ebre (18 centros). Alguns dos aparelhos serão inéditos em alguns centros, e será oferecido um período de formação sobre o uso desses aparelhos aos profissionais que precisarem.
A segunda e terceira fase de investimentos do governo da Catalunha no sistema de saúde terão como prioridades as reformas e mudança de instalações tecnológicas. A terceira fase será finalizada em junho de 2022.
Os leitores poderão baixar o infográfico, em formato PDF, por meio do site do governo.