Governo da Catalunha abrirá embaixadas na Argentina e na Tunísia

Mais publicações

Na manhã desta terça-feira, o Conselho Executivo da Generalitat de Catalunya aprovou os decretos de criação de três novas embaixadas no exterior, mais especificamente na Argentina, na Tunísia e no México. Elas estarão localizadas, respectivamente, nas capitais Buenos Aires, Túnis e Cidade do México. A explicação sobre as novas aberturas foi dada pelo secretário de Relações Exteriores do Governo da Catalunha, Alfred Bosch.

Notícia relacionada: Governo da Catalunha terá nova embaixada no México

Bosch: ‘Nossa obrigação é que a Catalunha esteja presente em todo o mundo’

Alfred Bosch reafirmou o que havia dito durante sua viagem ao México: “Nossa obrigação é que a Catalunha esteja presente em todo o mundo, e que todo o mundo possa se interessar pela Catalunha”. Na coletiva de imprensa, Bosch disse que “a fase de restituição com 12 embaixadas na Europa e nos Estados Unidos está completa”, e que, agora, “iniciam uma nova fase de expansão pelos cinco continentes”. O secretário de Relações Exteriores do governo catalão detalhou como as embaixadas atuarão nos três países.

Argentina (Buenos Aires)

O governo catalão já possuiu uma embaixada em Buenos Aires entre 2009 e 2011. Além disso, a Argentina é o principal mercado na América do Sul para as exportações catalãs, e é onde está a segunda comunidade catalã mais numerosa no exterior. A embaixada de Buenos Aires também cobrirá Uruguai, Chile e Paraguai, e terá funções de prospecção em relação aos demais países da América do Sul.

O Aqui Catalunha consultou um dos membros de comunicação da equipe de Relações Exteriores do governo catalão, que explicou a relação da embaixada na Argentina com os outros países, incluindo o Brasil: “Ainda que não haja uma cobertura formal, serão feitas tarefas de análise, de seguimento da atualidade, em todos os níveis, dos demais países”.

México (Cidade do México)

Existe uma grande comunidade catalã no país, e fortes vínculos entre mexicanos e catalães no tocante à economia, história e cultura. O México é o principal país da América Latina para as exportações catalãs. A embaixada na capital mexicana também terá funções de prospecção (países da América Central e ilhas soberanas do Caribe).

Tunísia (Túnis)

A capital da Tunísia será a primeira do continente africano a ter uma embaixada do governo da Catalunha. A presença em Túnis permitirá reforçar a presença institucional na região do Magreb, de onde partem mais de 20% dos cidadãos estrangeiros residentes na Catalunha. A nova delegação também terá relações com Marrocos, Argélia, Mauritânia e Líbia.

Loja virtual do Aqui Catalunha. Acessem!

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -