Nesta quinta-feira, o Departamento de Relações Exteriores e o Departamento de Saúde do governo da Catalunha anunciaram a publicação dos dados de testes de coronavírus feitos nos últimos dias. A partir de agora, os resultados desses testes podem ser visualizados por qualquer pessoa interessada em acompanhar a evolução do COVID-19 na Catalunha (jornalistas, pesquisadores e cidadãos em geral).
Os dados, divulgados no site Transparència Catalunya, foram separados em dois conjuntos: por sexo e idade, e por sexo e ABS (em catalão, àrea bàsica de salut, que é uma unidade territorial por meio da qual se organizam os serviços de atenção básica à saúde. Essas delimitações são determinadas em função de fatores demográficos, sociais, geográficos e epidemiológicos. Para que uma melhor visualização dessas áreas, acessem o mapa de ABS do Institut Català de Salut – Girona).
Notícia relacionada: Transporte público gratuito em Barcelona para serviços essenciais
De acordo com Bernat Solé, novo representante do Departamento de Relações Exteriores da Generalitat de Catalunya, o governo “tem o compromisso e a obrigação de oferecer o máximo possível de dados aos cidadãos, e em relação à crise sanitária, isso não pode ser diferente”. Solé explicou que “a complexidade na coleta de dados e o rigor na apresentação exigiram muito tempo e trabalho conjunto entre departamentos do governo”.
O conselheiro garantiu que “as informações continuarão a ser atualizadas”, e que o governo da Catalunha se compromete a “oferecer mais conjuntos de informações relacionadas ao coronavírus em diferentes âmbitos”.
A secretária do Departamento de Saúde, Alba Vergés, disse que a publicação dos dados “representa um exercício de transparência, necessário para que toda a população saiba como evolui a pandemia do novo coronavírus na Catalunha”.
De acordo com as atualizações publicadas pelo Departamento de Saúde nesta quinta-feira, estes são os números do COVID-19 na Catalunha, desde o dia 25 de fevereiro:
- Número de infectados: 23.460
- Em estado grave: 2.053
- Número de mortes: 2.335
- Altas médicas: 7.849
LEMBRETE EDITORIAL (Coronavírus)
Mobilizem-se, do jeito que puderem: com contatos, informações, fabricações… colaborem como puderem. Olhem o que tem acontecido na Europa, especialmente na Catalunha, na Espanha e na Itália. Sigam as recomendações de higiene, e fiquem em casa. Quanto mais tempo demorarmos para seguir ao pé da letra todas as recomendações, mais tempo estaremos nessa incômoda situação. Façam a sua parte.
Saiba como ser assinante do Aqui Catalunha