Widget Image
19/09/2021

5G Barcelona, o centro de referência em 5G do sul da Europa

5G Barcelona, o centro de referência em 5G do sul da Europa

Como iniciativa público-privada, 5G Barcelona trabalha para posicionar Barcelona e Catalunha como um entorno inovador e aberto para a validação e adoção de tecnologias e aplicativos 5G na vida cotidiana. De acordo com o projeto, 5G Barcelona criará sinergias no ecossistema 5G, e oferecerá uma infraestrutura experimental para testar, criar protótipos e implementar novas soluções digitais.

Vale a pena ler: Barcelona, quarta cidade europeia mais atrativa para as ‘fintech’

O plano de ação do hub 5G Barcelona

Entre os principais objetivos de 5G Barcelona, está o de estimular a inovação que já existe na capital catalã. Esse estímulo também permitirá que o projeto contribua com a atração de mais investimentos estrangeiros, o impulso de novas empresas tecnológicas, e a geração de uma indústria completa em torno da tecnologia 5G.

Mais especificamente, 5G Barcelona:

  • dará impulso ao âmbito relacionado à indústria 5G, a fim de facilitar uma rápida implantação;
  • favorecerá a oferta de aplicativos e serviços inovadores que utilizem a tecnologia 5G;
  • e contribuirá com a obtenção de melhoras que repercutam na sociedade, além de novas oportunidades para as empresas.

O que faz da capital da Catalunha um lugar ideal para o projeto?

O portal de notícias Aqui Catalunha já publicou algumas notícias sobre o potencial tecnológico e inovador de Barcelona e, como não poderia ser diferente nesta publicação, apresenta outras razões que fazem da capital catalã um ótimo lugar para o projeto 5G Barcelona:

  1. Barcelona é a capital mundial das tecnologias móveis: a capital da Catalunha sedia o Mobile World Congress.
  2. Barcelona participa de 22 dos 37 projetos de R+D (Pesquisa e Desenvolvimento) da União Europeia: diversas entidades de pesquisa na Catalunha obtiveram financiamento para participar de mais de 50% dos projetos de R+D da União Europeia.
  3. Ecossistema favorável: cada vez mais, a capital catalã tem se posicionado como uma cidade de referência no âmbito da tecnologia. Conta com empresas capazes de gerar uma demanda sofisticada de serviços e aplicativos 5G. Além disso, Barcelona possui uma grande capacidade para atrair grandes empresas ligadas à inovação.
  4. Referência europeia em inovação: hoje, Barcelona é a 5ª cidade europeia em inovação por volume de empresas emergentes e investimento.
  5. Um entorno real: Barcelona possui um entorno real de testes das soluções tecnológicas 5G, graças aos laboratórios abertos da iniciativa 5G Barcelona.

Vale a pena ler: O que saber sobre a Agência Espacial da Catalunha?

Quem são os colabores do projeto 5G Barcelona?

Entre os atuais colaboradores do hub 5G Barcelona, estão:

  • a Generalitat de Catalunya: o governo da Catalunha impulsionou a aliança entre 5G Barcelona e a vontade de transformar a Catalunha em um centro de inovação digital de referência internacional;
  • o Ajuntament de Barcelona: o governo municipal da cidade de Barcelona trabalha para levar a cabo uma transição rumo à soberania tecnológica. Em outras palavras, essa soberania permitirá que a Administração pública e os cidadãos possam decidir suas prioridades no tocante ao uso ético das inovações tecnológicas com claro impacto social e retorno público.
  • Mobile World Capital Barcelona: por meio do incentivo à transformação móvel e digital da sociedade, MWCapital Barcelona trabalha em três áreas: aceleração da inovação por meio do empreendedorismo digital, transformação digital da indústria, e capacitação de novas gerações, cidadãos e profissionais no uso das tecnologias digitais.
  • Fundació i2CAT: essa fundação é um centro de pesquisa e inovação sem ânimo de lucro, que promove atividades de R+D voltadas para arquiteturas, aplicativos e serviços de Internet avançados. Entre os âmbitos de atuação da entidade, estão a cibersegurança, o blockchain, o Open Big Data e a inteligência artificial.
  • Universitat Politècnica de Catalunya – BarcelonaTech: a UPC é uma instituição pública de pesquisa e de educação superior nos âmbitos da arquitetura, engenharia, ciências e tecnologia. Trata-se de uma das universidades politécnicas líderes na Europa.
  • Atos: empresa líder global em transformação digital, com presença em 73 países e mais de 120 mil trabalhadores. Atua no serviço de soluções na nuvem, cibersegurança e computação de alto rendimento.
  • CTTC: trata-se de um centro de R+D para pesquisa fundamental e aplicada, com atuação na área de transferência de tecnologia centradas, especialmente, em tecnologias de comunicação, serviços e infraestrutura, e geomática.
Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!