Eleições europeias: enquete dá vitória a Puigdemont em Barcelona

O diário catalão El Nacional publicou, nessa quinta-feira, o resultado de sua mais nova enquete ligada às eleições europeias. Os números obtidos pela pesquisa apontam para uma vitória de Carles Puigdemont em Barcelona. O ex-presidente da Catalunha lidera a candidatura Lliures per Europa, ligada ao partido Junts per Catalunya. Em segundo lugar aparece a candidatura Ara Repúbliques, representada pelo também partido independentista ERC (Esquerra Republicana de Catalunya), liderada pelo preso político Oriol Junqueras.

Notícia relacionada: Carles Puigdemont, pronto para as eleições europeias

Os números da enquete das eleições europeias

As eleições europeias estão marcadas para o dia 26 de maio, data em que também serão decididas as eleições municipais. Para a Prefeitura de Barcelona, a disputa continua acirrada entre a atual prefeita, Ada Colau, e o candidato de ERC, Ernest Maragall. Por outro lado, no âmbito europeu, a candidatura de Junts per Catalunya lidera. Das 800 pessoas entrevistadas pelo El Nacional, 27,78% votarão em Carles Puigdemont em Barcelona. Oriol Junqueras teria o apoio de 22,62% dos cidadãos da capital catalã. Em terceiro lugar, Jordi Cañas, do partido anti-independentista Ciudadanos, obteria 16,34% dos votos. Josep Borrell, atual Ministro de Relações Exteriores do governo espanhol, protagonista de uma polêmica entrevista à televisão alemã, ficaria com o quarto lugar, correspondente a 15,43%.

A candidatura de Lliures per Europa, liderada por Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsatí, havia sido vetada pela Junta Eleitoral Central espanhola. Alguns dias depois, a Promotoria de Justiça, o Tribunal Supremo e um tribunal de Madrid derrubaram a proibição imposta pelo órgão eleitoral. No último fim de semana, porém, a Junta Eleitoral impediu a participação de Puigdemont e Junqueras em debate organizado pela TV3. Toni Comín, que substituiria Puigdemont no debate, também teve sua participação vetada.

Leitura recomendada

Para saber mais sobre Carles Puigdemont, atualmente exilado na Bélgica, e onde lidera o Conselho da República, acessem a loja virtual do Aqui Catalunha. Lá, vocês encontrarão o livro A Crise Catalã: uma oportunidade para a Europa, em catalão e em espanhol. A obra inclui relatos de Puigdemont que não haviam sido propagados pela imprensa, e que têm como foco os acontecimentos posteriores à declaração de independência da Catalunha e, logicamente, os momentos no exílio em território belga.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Aqui Catalunha conta com você. Onde quer compartilhar a notícia?