Crescimento do PIB da Catalunha e números do mercado de trabalho

De acordo com o Idescat (Institut d’Estadística de Catalunya), em conjunto com o Departamento de Economia e Fazenda, o PIB catalão registrou um crescimento interanual (em relação ao mesmo período do ano anterior) de 2,7% no terceiro trimestre de 2018. Os setores produtivos que mais cresceram foram o da construção (5,1%) e o da indústria e dos serviços (2,7% cada um). Por outro lado, o setor da agricultura teve uma ligeira queda de 0,8%. Comparado com o trimestre anterior, o PIB da Catalunha cresceu 0,6%.

Os números do mercado de trabalho catalão

Notícia relacionada: A Financial Times destaca a força da economia da Catalunha - Aqui Catalunha
PIB da Catalunha: crescimento de 0,6% em relação ao trimestre anterior

Em outubro deste ano, registrou-se um total de 391.197 cidadãos sem emprego na Catalunha. No mês passado, houve um aumento de 10.853 desempregados (2,85%) em relação a setembro. Apesar do registro negativo, a Catalunha registrou uma queda interanual no desemprego de 5,75% (23.874 pessoas deixaram de estar desempregadas). Tradicionalmente, outubro é o mês em que os contratos temporários de verão finalizam, o que explica o aumento no número de pessoas sem ocupação.

No terceiro trimestre de 2018, havia 3.393.900 pessoas com emprego na Catalunha: 1.803.400 homens e 1.590.600 mulheres. Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, houve um aumento de 77.300 no número de postos ocupados. Em comparação com os territórios espanhóis, a Catalunha tem a maior quantidade de cidadãos empregados. Os dados foram fornecidos por EPA (Enquesta de Població Activa), do Idescat, e podem ser consultados aqui. A atualização foi feita em 25 de outubro.

Notícia relacionada: A Financial Times destaca a força da economia da Catalunha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *