Pela primeira vez, o Corpo de Bombeiros de Barcelona contará com mais mulheres. A novidade será possível graças a uma mudança nos requisitos, que privilegiam, por questões físicas, os homens. De acordo com as informações publicadas no site da Prefeitura da capital catalã, nessa quinta-feira, o edital do concurso será publicado, em breve, no Diário Oficial da Generalitat de Catalunya, e está prevista a abertura de 80 vagas. Atualmente, a participação feminina no serviço de Prevenção, Extinção de Incêndios e Salvamento do Corpo de Bombeiros da cidade corresponde a apenas 1%. Trata-se, portanto, de mais um avanço na concretização de políticas públicas de gênero levadas a cabo pelo Ajuntament de Barcelona e pelo governo catalão.
Notícia relacionada: Governo catalão aprova plano de políticas de igualdade de gênero
Flexibilidade nos requisitos favorece as mulheres
O concurso de admissão ao Corpo de Bombeiros de Barcelona constará de um teste de conhecimentos gerais, teste de conhecimentos específicos, prova de língua catalã, prova de língua, espanhola, prova de aptidão física, prova prática, prova de condução e um exame de personalidade. Entre as novidades que marcam este novo processo seletivo, estão a eliminação do requisito de altura mínima e máxima; modificação das escalas de qualificação nas provas físicas, como a de corrida de ida e volta, a de natação e a de circuito de agilidade; eliminação das provas de força de pressão e salto horizontal; inclusão de teste de conhecimentos ligados ao âmbito sanitário; avaliação das condições psicológicas, não somente das físicas; e especializações no setor sanitário como mérito avaliado.
Como ocorre em todos os processos seletivos municipais, em caso de empate entre candidatos que ocupem a última posição, a vantagem será para a pessoa do gênero menos representado, ou seja, a mulher. As inscrições para o concurso poderão ser feitas no site da Prefeitura de Barcelona, mais especificamente na seção de oferta pública.
Loja virtual do Aqui Catalunha. Acessem!