O dia 11 de julho de 2019 foi marcado por um aniversário muito especial. Há cinco anos, um atacante uruguaio, um dos melhores do mundo, deixava o Liverpool com destino ao Camp Nou. Há cinco anos, o FC Barcelona começava a comemorar os gols de Luis Suárez. Em 247 partidas, o camisa ‘9’ da equipe catalã marcou 177 gols. Atualmente, é o quinto maior artilheiro da história do clube. Até o momento, Suárez conquistou 13 títulos ao lado de Messi.
Notícia relacionada: A história por trás da nova camisa do FC Barcelona | 2019 – 2020
Números impressionantes de Luis Suárez
Sua primeira temporada no FC Barcelona não poderia ter sido melhor. O uruguaio passava por uma fase difícil, pois uma sanção da FIFA, por um incidente na partida entre Uruguai e Itália, na Copa do Mundo, manteve o jogador afastado dos gramados por 4 meses. Apesar do contratempo, o atacante terminou a temporada 2014 / 2015 com 25 gols, além da conquista da tríplice coroa, a segunda do Barça. O treinador à época era Luis Enrique.
A segunda temporada foi, até agora, a mais produtiva do uruguaio. Os 59 gols de Luis Suárez em 53 jogos ajudaram sua equipe a ganhar a Liga e a Copa do Rei. A parceria com Messi e Neymar continuava a ser um pesadelo para os rivais, e com o argentino e o brasileiro formou o ataque mais poderoso da história azul-grená: marcaram, juntos, 228 gols. A saída do camisa ’11’ para o PSG pôs ponto final a uma das melhores parcerias de todos os tempos no futebol.
As duas últimas temporadas do atacante de 32 anos, sob o comando de Ernesto Valverde, foram marcadas por recordes. O uruguaio é o azul-grená que menos tempo precisou para marcar 100 gols na Liga, superando registros de lendas como Lionel Messi, Samuel Eto’o, Ladislao Kubala e César Rodríguez. Neste ano, Suárez alcançou a marca de 131 gols marcados na Liga, e se tornou o terceiro maior artilheiro do Barça na competição, ao lado do mítico húngaro Kubala.
Loja virtual do Aqui Catalunha. Acessem!