Em colaboração com a Universitat Pompeu Fabra e o apoio da União Europeia, o governo da Catalunha lançará um aplicativo que ajudará os imigrantes em seu processo de adaptação ao território. O projeto Welcome tem por objetivos específicos “melhorar o conhecimento sobre a sociedade catalã e facilitar a inserção no mercado de trabalho com base nas informações de cada usuário”. Ou seja, esse aplicativo não será útil apenas no momento da chegada, mas também durante o tempo de permanência do cidadão imigrante. Segundo a nota publicada pelo departamento de Políticas Digitais da Generalitat de Catalunya, os dados obtidos servirão para que as administrações “possam desenvolver políticas de acordo com o perfil dos recém-chegados”.
Notícia relacionada: Governo da Catalunha apresenta novo modelo de identidade digital
Para a concretização do projeto, serão investidos 4 milhões de euros. Com início previsto para janeiro de 2020, ele é liderado pela Universitat Pompeu Fabra, universidade pública localizada em Barcelona, e cuja área principal de estudos está ancorada nas Ciências e Tecnologias da Informação e Comunicação. Participam desse projeto europeu sócios do Reino Unido, Alemanha, Grécia, República Tcheca, região espanhola de Galícia e, logicamente, Catalunha.
O desenvolvimento do aplicativo contará com a experiência em políticas de acolhimento de imigrantes, uma responsabilidade da Secretaria de Igualdade, Migrações e Cidadania do governo catalão. Essa secretaria se encarregará de testar o funcionamento do aplicativo e planejar sua difusão pela Catalunha.
Seja assinante do Aqui Catalunha
Loja virtual do Aqui Catalunha