A selecció voltou. Depois de dois anos e meio sem atividade, a equipe de futebol masculino da Catalunha voltará ao cenário internacional. No próximo dia 25 de março, os catalães estrearão em uma ‘data FIFA‘, enfrentando a Venezuela, 32ª colocada no ranking mundial. Na manhã desta terça-feira, no Saló de Descans del Teatre Municipal de Girona, a Federação Catalã de Futebol (FCF) apresentou a partida, que será disputada no Montilivi, estádio do Girona FC.
Notícia relacionada: Seleção catalã masculina de futsal se prepara para o Mundial da Argentina
Uma seleção de nível mundial
A convocação oficial será publicada na próxima quarta-feira, 20 de março, mas alguns nomes deverão ter presença garantida no amistoso, como Xavi Hernández (atualmente no Al-Sadd), Cesc Fàbregas (Mónaco), Gerard Piqué (Barcelona) e Àlex Granell (capitão do Girona). E foi precisamente Granell quem fez uma das principais declarações do dia: “Nada me deixaria mais feliz do que este Catalunha e Venezuela. Por jogar com a seleção, e por ser no Montilivi. Pelo momento político que vivemos. Este jogo envolve aspectos que vão além do futebol”.
A prefeita de Girona também esteve na apresentação. Marta Madrenas disse que a Catalunha “está vivendo momentos excepcionais”, e que “poder falar da seleção catalã e do seu talento é um motivo de orgulho”. Para o treinador Gerard López, “tudo está preparado para que o amistoso entre Catalunha e Venezuela seja um espetáculo”.
O ex-treinador da equipe B do FC Barcelona disse que “jogarão contra um adversário difícil, mas esperam vencer”. O presidente da FCF, Joan Soteras, afirmou que “teremos uma grande seleção para o amistoso”. Josep Pujols, representante do Departamento de Esportes de Girona, foi além: “A seleção catalã pode competir contra qualquer outra”.
O amistoso entre Catalunha e Venezuela, no dia 25 de março, começará às 21h (hora local). Sócios do Girona FC pagarão 5 euros. O preço geral do ingresso é de 10 euros.