Widget Image
20/09/2021

20 anos de Viquipèdia, a Wikipedia em língua catalã

20 anos de Viquipèdia

Google é quase um sinônimo de Internet. Se você já fez algum tipo de pesquisa nessa página de visual simples, certamente encontrou algo publicado na Wikipedia, a enciclopédia livre disponibilizada em dezenas de idiomas, entre elas o catalão. A Wikipédia em língua catalã, porém, tem a sua própria versão: Viquipèdia, como tantas palavras estrangeiras que, ao serem adotadas no catalão, ganham uma versão nesse idioma (como a palavra màrqueting). Neste ano, mais precisamente em 16 de março, celebraremos os 20 anos de Viquipèdia.

Vale a pena ler: Por que a União Europeia não reconhece o catalão como língua oficial?

A história da Viquipèdia

Em 16 de março de 2001, a versão inglesa da Wikipedia foi a primeira a estrear. Em seguida, a alemã, poucos minutos antes da versão em língua catalã. Ou seja, o catalão foi o terceiro idioma levado à plataforma, fundada por Jimmy Wales. O endereço da versão catalã era catalan.wikipedia.com.

O responsável pelo primeiro artigo em catalão na Wikipedia (sobre o ábaco) foi Daniel José Queraltó, profissional da informática nascido em Andorra. Em entrevista ao El Periódico, publicada em 10 de janeiro de 2016, Queraltó disse que “quando soube que a Wikipedia seria lançada, propôs a Jimmy Wales a criação da versão em catalã”. Vale a pena citar que o primeiro artigo em língua catalã na Wikipedia foi publicado dois meses antes da versão em espanhol.

O catalão na Wikipedia, um caso de êxito

Ao fim de março de 2001, a versão em catalão da Wikipedia possuía 6 artigos. De acordo com a última atualização do artigo Viquipèdia en català, em 22 de dezembro de 2020, há mais de 667 mil artigos produzidos em língua catalã.

Em 2010, a versão em língua catalã da Wikipedia alcançou o primeiro lugar na classificação dos 1000 artigos mais importantes para a comunidade de usuários da enciclopédia. Em 2007 e 2008, membros responsáveis pelos artigos na Viquipèdia organizaram dois encontros, as Viquitrobades. E foi no segundo encontro que surgiu a ideia de criar uma associação que promovesse a plataforma em catalão. Inicialmente, essa associação era conhecida como Wikimedia CAT. Atualmente, Amical Wikimedia.

A Amical Wikimedia colabora com museus e bibliotecas, e seu principal objetivo é “promover a Viquipèdia, seus projetos irmãos, o conhecimento livre em catalão, e a cultura catalã dentro e fora do mundo virtual”. Mais especificamente:

Que a soma de todo o conhecimento humano esteja livremente disponível em catalão, e que todo o conhecimento sobre a cultura catalã esteja disponível para todos, em qualquer língua.

Em 2012, a Amical Wikimedia recebeu o prêmio Pompeu Fabra na categoria ‘Comunicação e Novas Tecnologias pelo seu “incessante trabalho pela consolidação e crescimento da Wikipedia em catalão, que teve como fruto o fato de a versão catalã desta enciclopédia aberta esteja entre as mais prestigiosas e bem posicionadas, e seja comparável e superior, em determinados aspectos, às versões das grandes línguas do mundo“.

Um ano depois, a Viquipèdia foi premiada pela Obra Cultural Balear pela “grande promoção que faz da cultura catalã, tanto do ponto de vista interno, contribuindo de maneira decisiva para a melhora dos recursos culturais disponíveis em catalão, quanto de uma óptica externa, ao situar a cultura catalã em um lugar de destaque no universo da cultura livre“.

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!