Xavi Hernández é o novo treinador do FC Barcelona

Contrato de Xavi Hernández como treinador da equipe catalã durará até junho de 2024

Finalmente, podemos afirmar com total certeza: Xavi Hernández é o novo treinador do FC Barcelona. Nessa sexta-feira, dezenas de portais de notícias haviam anunciado a volta de Xavi à Catalunha, embora não houvesse uma confirmação no site do clube, feita nessa madrugada. Xavi volta ao Barça depois de 6 anos no Al-Sadd, do Catar, onde encerrou sua carreira como jogador e estreou como treinador.

O retorno do lendário meio-campista catalão a Barcelona acontece em um momento difícill para o time masculino e para o clube. Entretanto, a vitória contra o Dínamo de Kiev, nessa semana, manteve a equipe viva na Liga dos Campeões da Europa. Além disso, ainda há uma longa temporada pela frente na Liga espanhola.

Vale a pena ler: FC Barcelona vence Dínamo de Kiev, e se mantém vivo na Liga dos Campeões da Europa (0-1)

Negociações difíceis no Catar

A princípio, havia apenas duas opções que possibilitavam a volta de Xavi Hernández ao FC Barcelona: por meio de uma liberação sem custo para o clube azul-grená, ou por meio do pagamento de 5 milhões de euros pela rescisão do contrato do treinador com o Al-Sadd. Entretanto, o clube catalão não estava disposto a pagar essa cláusula, devido ao Fair Play financeiro. Por outro lado, o clube árabe se mantinha firme em sua decisão de liberar Xavi Hernández apenas se houvesse o pagamento da cláusula.

A solução, de acordo com os meios de comunicação esportivos próximos ao FC Barcelona, foi um pagamento dividido entre o clube e o treinador: 2,5 milhões de euros pagos por cada uma das partes. Em outras palavras, Xavi Hernández paga para realizar o seu sonho. Durante as negociações, difíceis em todo momento para o Barça, Xavi negociou ativamente com os dirigentes do Al-Sadd, a fim de convencê-los a facilitar um acordo com o Barcelona.

Chegada e apresentação de Xavi

Xavi Hernández saiu de Doha na manhã deste sábado (horário catalão), e chegará em Barcelona ao meio-dia. Em entrevista momentos antes de sua viagem, o treinador, cujo contrato com o FC Barcelona durará até junho de 2024, disse que “precisa falar com os jogadores, para saber como estão”.

Em um vídeo divulgado pelo clube nas redes sociais, Xavi disse: “Não era um adeus, mas sim um ‘até logo’. O Camp Nou sempre foi a minha casa. Somos o melhor clube do mundo, não importa o que digam. Vocês são minha torcida, minha gente, o clube que mais amo. Agora, volto para casa. Nos vemos logo, culers. Força, Barça.”

De acordo com as informações divulgadas, Xavi Hernández será oficialmente apresentado como novo treinador do FC Barcelona nesta segunda-feira, 8 de novembro.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha