Xalans, no Vale de Cofrents, registrou a temperatura máxima mais alta do país, com 42,7 graus, em um dia em que as temperaturas foram as mais elevadas do ano. Este calor extremo afetou especialmente as regiões do interior do centro de Valência, onde foi ativado o alerta abóbora devido ao risco de calor extremo.
Segundo a Agência de Meteorologia espanhola (AEMET), são as temperaturas mais altas registradas até agora, superando as do dia 30 de junho. Além disso, o episódio continuará amanhã e sábado, e em algumas áreas é previsto que o termômetro suba ainda mais. No entanto, no sábado as temperaturas podem começar a baixar no interior, embora subam no litoral. Segundo a AEMET, sábado será o dia mais adverso da semana devido ao alto risco de propagação de incêndios florestais.
Aviso especial de risco extremo de incêndios em Valência devido à entrada de ventos de poente
Além de Xalans, as temperaturas também subiram em lugares como Ontinyent (42,2 graus), Orihuela (39,9), Fontanars dels Alforins (39,5) e Utiel (39,2). No Principado, chegou a 39 graus em Lleida e Sant Joan de Labritja; e em Ibiza, 35,8 graus.
Quinta-feira 17 em #IllesBalears
Tmáx média de 32,9 ºC com anomalia de +2,6 ºC
Pitiusas, Sant Joan de Labritja 35,8 ºC
Mallorca, Sineu 35,5 ºC
Menorca, Cala Galdana (Ciutadella) 34,7 ºC pic.twitter.com/NuaDJ17aQ1
— AEMET_Baleares (@AEMET_Baleares) 17 de julho de 2025
Segundo a Associação Valenciana de Meteorologia (Avamet), a sensação térmica em algumas localidades foi ainda mais intensa. Às 18h30, as temperaturas ultrapassaram os 40 graus em algumas cidades, com umidade de 40% a 50%. Este episódio de calor extremo continua alertando as autoridades, que recomendam tomar precauções extras para prevenir problemas de saúde e o risco de incêndios florestais.
Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.