O presidente da Rússia, Vladímir Putin, chegou à base militar Elmendorf-Richardson, em Anchorage (Alasca) às 20h54 -hora da Catalunha-, para se reunir com o presidente dos EUA, Donald Trump, pela primeira vez desde a invasão russa da Ucrânia. Ambos protagonizaram um enérgico aperto de mãos em seu primeiro encontro desde 2018.
Na reunião entre os dois presidentes – que deixa de fora o presidente da Ucrânia, Volodímir Zelenski – também estarão presentes o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o enviado especial Steve Witkoff, conforme confirmado pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, a bordo do Air Force One.
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, informou que as delegações da Rússia e dos EUA podem negociar “entre seis e sete horas” durante o dia de hoje.
Putin chegou ao Alasca acompanhado por seu ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, o chefe do fundo soberano russo, Kirill Dmitriev, o ministro da Defesa, Andrei Belousov, e o ministro das Finanças, Anton Siluanov.
Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.