Uma pessoa ficou gravemente ferida na Cordà de 2025, realizada na madrugada de domingo em Paterna (Horta). Outros 24 participantes também sofreram ferimentos leves, conforme informou a prefeitura.
Ao todo, 353 atiradores participaram no espetáculo tradicional, que incluiu o lançamento de cerca de 70.000 fogos de artifício.
A rua Major vive, a cada ano, no último domingo de agosto, um dos momentos mais singulares e intensos das Festas Majors, com o espetáculo de fogo reconhecido como Festa de Interesse Turístico Nacional. O evento, com mais de 200 anos de história, consiste no lançamento de cerca de 70.000 fogos de artifício em 20 minutos, o que equivale a quase 1.000 quilos de pólvora.
Os atiradores percorrem os 150 metros da rua Major, transformada em um recinto protegido com grades e proteções nas fachadas e estabelecimentos comerciais. São instaladas 129 caixas com fogos de artifício, todos preparados com detalhe.
A figura do atirador passivo, consolidada no segundo ano, acompanha os atiradores ativos, os de segurança e os membros do Conselho Setorial da Cordà.
*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*