[VÍDEO] O vulcão Krasheninnikov entra em erupção em Kamchatka após séculos de inatividade

O vulcão Krasheninnikov, localizado na península russa de Kamchatka, entrou em erupção após centenas de anos inativo. Esse evento ocorre dias após o terremoto de magnitude 8,8 que foi registrado na quarta-feira passada ao largo da costa do país.

 

O Serviço Geofísico da Rússia informou através de seu canal no Telegram que a primeira erupção do vulcão desde que há registros continua, e destacou que não representa perigo, pois está cercado por terras despovoadas.

O serviço esclareceu que a erupção começou com uma emissão ativa de cinzas às 6h da manhã, horário local, conforme comunicado por membros do serviço de segurança e do departamento científico da reserva natural de Kronotski, onde o vulcão está localizado. Posteriormente, informaram sobre a aparição de colunas de vapor e gás.

O Krasheninnikov é uma estrutura de cones vulcânicos fundidos de nove quilômetros de diâmetro. Faz parte do cinturão vulcânico oriental, a treze quilômetros ao sul do lago Kronotskoye e a duzentos quilômetros de Petropavlovsk-Kamchatka.

Novo terremoto na região

Além disso, ocorreu um novo terremoto de magnitude 6,8 na região, a cerca de 277 quilômetros de Petropavlovsk-Kamchatka e a uma profundidade de aproximadamente vinte e seis quilômetros. As autoridades russas alertaram que, como consequência, ondas de tsunami de baixa intensidade podem ocorrer.

Nas últimas 24 horas, mais de uma dezena de terremotos significativos ocorreram na região, totalizando 65 abalos, conforme relatado pela agência russa Interfax.

Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha