O cantor Francisco (Alcoi, 1959), que reside em Godella (Horta Nord), foi convidado pelo governo municipal, formado pelo PP e Vox, para fazer o discurso da festa principal da cidade, que acontece de 15 a 24 de agosto. Assim, no dia 16, o cantor subiu ao balcão da prefeitura para realizar o discurso, mas saiu de lá chateado, pois o público começou a vaiá-lo e a insultá-lo.
Parece que a Francisco o discurso das festas de Godella não está saindo bem.
SERÁ O FIM DE SUA CARREIRA? pic.twitter.com/joIsYDVCT7— Elies (@Elies_IbdAm) 23 de agosto de 2025
Francisco, que não soube controlar a situação, perdeu a compostura e, enquanto lia o texto, inteiramente em espanhol, começou a improvisar: ‘Tenho estima pelo povo e não por vocês, que estão me vaiando. Vocês são mal-educados’, dizia. E acrescentou: ‘Estou convencido de que voltaremos a desfrutar das tradições, da pirotecnia e dos grandes artistas que temos na cidade, que provavelmente a maioria de vocês não conhece, os que estão vaiando. Vamos ver se têm um pouco de respeito!’ Por fim, quando já não aguenta mais as vaias, decide parar o discurso. ‘Já não quero fazer o discurso, estou chateado’, despede-se com muita dificuldade antes de dar lugar ao canto do hino.
No vídeo a seguir, vemos o prefeito de Godella, vestindo uma camisa branca, visivelmente desconfortável, antes de começar a cantar:
Embora o discurso tenha sido há alguns dias, o vídeo começou a circular hoje.
*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*