Widget Image
19/09/2021

“Vamos de bicicleta para a escola”, projeto criado em Alcanar

"Vamos de bicicleta para a escola", projeto criado em Alcanar

Como todos os anos, Alcanar (município situado na comarca de Montsià, na vegueria de Terres de l’Ebre), participou da Semana Europeia da Mobilidade, organizada de 16 a 22 de setembro, em que são promovidos hábitos de mobilidade mais sustentáveis, seguros e saudáveis. O lema deste ano foi: ‘Por uma mobilidade sem emissões’, com o objetivo de tomar medidas para neutralizar as emissões de carbono até 2050.

Notícia relacionada: Política ambiental da Catalunha garante presença na ONU

Com o objetivo de estimular um comportamento cidadão respeitoso em relação ao uso dos veículos e à mobilidade segura, a Prefeitura de Alcanar, a Escola Joan Baptista Serra e a Polícia Local de Alcanar lançaram o projeto “Vamos de bicicleta para a escola“, para promover o uso da bicicleta entre os alunos do Cicle Superior (com alunos de 10 a 12 anos).

Publicação relacionada: Como é o sistema de ensino na Catalunha?

O projeto visa garantir que as crianças do município ganhem autonomia pessoal e qualidade de vida: “A iniciativa é um retorno à nossa infância. Voltar àqueles tempos em que crescer era ir de bicicleta para as escolas novas”, diz Josep Forcadell, diretor da Escola Joan Baptista Serra.

Para atingir esse objetivo, é necessário que tanto as crianças quanto os adultos estejam envolvidos no projeto. Por isso a Polícia Local dará formação às crianças para que conheçam os diferentes percursos seguros para chegar à escola, e que os pais também tenham essas informações.

O objetivo pedagógico, segundo Maribel Ramon, secretária da Educação no município, é “fazer com que os alunos reflitam sobre a importância de se locomover a pé ou de bicicleta pelo município, e como o uso excessivo do transporte motorizado afeta a nossa saúde”.

Jordi Bort, secretário do Meio Ambiente em Alcanar, acrescenta que “por um lado, a poluição do ar e os congestionamentos que ela gera têm um impacto negativo nos sistemas respiratório e cardiovascular. Por outro lado, promovem o sedentarismo e a inatividade física. Ou seja, hábitos de vida pouco saudáveis.”

Fonte: Setmanari L’Ebre (adaptada)

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!