“Vamos de bicicleta para a escola”, projeto criado em Alcanar

Mais publicações

Como todos os anos, Alcanar (município situado na comarca de Montsià, na vegueria de Terres de l’Ebre), participou da Semana Europeia da Mobilidade, organizada de 16 a 22 de setembro, em que são promovidos hábitos de mobilidade mais sustentáveis, seguros e saudáveis. O lema deste ano foi: ‘Por uma mobilidade sem emissões’, com o objetivo de tomar medidas para neutralizar as emissões de carbono até 2050.

Notícia relacionada: Política ambiental da Catalunha garante presença na ONU

Com o objetivo de estimular um comportamento cidadão respeitoso em relação ao uso dos veículos e à mobilidade segura, a Prefeitura de Alcanar, a Escola Joan Baptista Serra e a Polícia Local de Alcanar lançaram o projeto “Vamos de bicicleta para a escola“, para promover o uso da bicicleta entre os alunos do Cicle Superior (com alunos de 10 a 12 anos).

Publicação relacionada: Como é o sistema de ensino na Catalunha?

O projeto visa garantir que as crianças do município ganhem autonomia pessoal e qualidade de vida: “A iniciativa é um retorno à nossa infância. Voltar àqueles tempos em que crescer era ir de bicicleta para as escolas novas”, diz Josep Forcadell, diretor da Escola Joan Baptista Serra.

Para atingir esse objetivo, é necessário que tanto as crianças quanto os adultos estejam envolvidos no projeto. Por isso a Polícia Local dará formação às crianças para que conheçam os diferentes percursos seguros para chegar à escola, e que os pais também tenham essas informações.

O objetivo pedagógico, segundo Maribel Ramon, secretária da Educação no município, é “fazer com que os alunos reflitam sobre a importância de se locomover a pé ou de bicicleta pelo município, e como o uso excessivo do transporte motorizado afeta a nossa saúde”.

Jordi Bort, secretário do Meio Ambiente em Alcanar, acrescenta que “por um lado, a poluição do ar e os congestionamentos que ela gera têm um impacto negativo nos sistemas respiratório e cardiovascular. Por outro lado, promovem o sedentarismo e a inatividade física. Ou seja, hábitos de vida pouco saudáveis.”

Fonte: Setmanari L’Ebre (adaptada)

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -