Como todos os anos, Alcanar (município situado na comarca de Montsià, na vegueria de Terres de l’Ebre), participou da Semana Europeia da Mobilidade, organizada de 16 a 22 de setembro, em que são promovidos hábitos de mobilidade mais sustentáveis, seguros e saudáveis. O lema deste ano foi: ‘Por uma mobilidade sem emissões’, com o objetivo de tomar medidas para neutralizar as emissões de carbono até 2050.
Notícia relacionada: Política ambiental da Catalunha garante presença na ONU
Com o objetivo de estimular um comportamento cidadão respeitoso em relação ao uso dos veículos e à mobilidade segura, a Prefeitura de Alcanar, a Escola Joan Baptista Serra e a Polícia Local de Alcanar lançaram o projeto “Vamos de bicicleta para a escola“, para promover o uso da bicicleta entre os alunos do Cicle Superior (com alunos de 10 a 12 anos).
Publicação relacionada: Como é o sistema de ensino na Catalunha?
O projeto visa garantir que as crianças do município ganhem autonomia pessoal e qualidade de vida: “A iniciativa é um retorno à nossa infância. Voltar àqueles tempos em que crescer era ir de bicicleta para as escolas novas”, diz Josep Forcadell, diretor da Escola Joan Baptista Serra.
Para atingir esse objetivo, é necessário que tanto as crianças quanto os adultos estejam envolvidos no projeto. Por isso a Polícia Local dará formação às crianças para que conheçam os diferentes percursos seguros para chegar à escola, e que os pais também tenham essas informações.
O objetivo pedagógico, segundo Maribel Ramon, secretária da Educação no município, é “fazer com que os alunos reflitam sobre a importância de se locomover a pé ou de bicicleta pelo município, e como o uso excessivo do transporte motorizado afeta a nossa saúde”.
Jordi Bort, secretário do Meio Ambiente em Alcanar, acrescenta que “por um lado, a poluição do ar e os congestionamentos que ela gera têm um impacto negativo nos sistemas respiratório e cardiovascular. Por outro lado, promovem o sedentarismo e a inatividade física. Ou seja, hábitos de vida pouco saudáveis.”
Fonte: Setmanari L’Ebre (adaptada)