Em abril de 2021, o humorista Manel Vidal escreveu: “Se você é capaz de ver onde está o privilégio e onde está a opressão em absolutamente todas as situações, exceto na linguística, provavelmente é porque seu privilégio linguístico já está bom para você.” Esta mensagem, que já foi compartilhada por muitas pessoas na época, voltou a ganhar destaque nas últimas horas, devido ao esquete catalanófobo da companhia Teatro Sin Papeles durante a apresentação do Relatório do Observatório das Discriminações de Barcelona 2024.
Se você é capaz de ver onde está o privilégio e onde está a opressão em absolutamente todas as situações, MENOS na linguística, provavelmente é porque seu privilégio linguístico já está bom para você.
— Manel Vidal Boix (@massanagranaire) 25 de abril de 2021
Aquela representação, que faz parte da peça Esas latinas, mostrava uma mulher latino-americana que supostamente era discriminada por falar em espanhol e não saber catalão. Cada suposta discriminação terminava com o grito conjunto de “fale catalão”. O vídeo gerou muita polêmica e a Prefeitura de Barcelona se distanciou dele, pois apresenta uma realidade distorcida, de um suposto domínio absoluto do catalão, quando a situação é exatamente o oposto.
famosa música de Jaume Sisa.
Se essa postura fizer com que de vez em quando algum imbecil com estudos culturais me chame de nazista, então adiante, bem-vindos, entrem, entrem, porque em minha casa é sua casa, se é que etc.
— Manel Vidal Boix (@massanagranaire) 25 de abril de 2021
Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.