UE Olot, o clube unicamente com jogadores formados na Catalunha

Mais publicações

Os clubes de futebol são pequenos núcleos que têm o poder de representar aquilo que vai além de uma competição. Cada clube tem sua história, mas poucos foram ou são capazes de mantê-la viva, de fazer dela um livro de consulta sagrado. Ser fiel às origens não significa, porém, não evoluir. Essa evolução, ao mesmo tempo, traz consigo o risco de que os laços com a tradição sejam cortados. Um dos maiores exemplos esportivos da disputa e concordância entre raiz e ápice global é o FC Barcelona. Nos anos de Pep Guardiola como treinador, os torcedores do time se orgulhavam do “estilo Barça”, da “cantera del Barça”, a La Masia. Quanto mais jogadores formados no clube, melhor. Mais do que identidade futebolística, era uma questão de identidade local. Uma identificação que convive com a mundialização do clube, e que também tem influenciado, nos anos pós-Guardiola, o sistema de contratações de jogadores. Atletas como Sergi Busquets e Pedro Rodríguez não custaram um centavo ao clube, e foram peças fundamentais na época de ouro do time azul-grená. Tempos de classe, de refino, de uma certeza quase absoluta: assistiríamos a um jogo bonito, de posse, de arranjo excelentemente orquestrado. Contratar jogadores estrangeiros e por valores estratosféricos tem sido uma prática recorrente no clube catalão nos últimos seis anos. Ironicamente, mais Ligas dos Campeões foram ganhas quando outro tipo de valor pesava mais que o ouro. Jogadores como Dembélé e Coutinho, contratados por mais de 100 milhões de euros cada um, ainda não justificaram tanto investimento neles feito. Obviamente, não são os culpados. Neymar chegou ao clube por menos milhões, ofereceu espetáculo, mas sua passagem não foi precisamente isenta de polêmicas. Mais “memorável” foi sua saída para o PSG. Portanto, vale muito a pena refrescarmos as lembranças e as esperanças em relação ao resgate de alguns princípios. Muitas vezes, o que está em nosso quintal vale muito mais que aquilo na mansão do outro lado da rua.

Em catalão, existe algo chamado cuina de proximitat. Trata-se do tipo de culinária que dá preferência aos produtos locais. Dizem que a verdadeira gastronomia catalã faz valer, e muito, essa cuina de proximitat, os produtos da época e a colheita tradicional. Podemos dizer que a UE Olot (Unió Esportiva Olot), ou simplesment Olot, tem a essência dessa cozinha. O Olot é um clube composto exclusivamente por jogadores formados na Catalunha e no território dos que compõem os Països Catalans (País Valencià e Illes Balears).

Publicação relacionada: Quatro capitães formados no clube

Um pouco da história da UE Olot

O clube foi fundado em 1921, e foi registrado na Federação Catalã de Futebol em 1922, com a denominação Olot Foot-ball Club. A cidade de Olot, porém, já convivia com a prática futebolística desde 1902, e existiam dois clubes, o Olot Deportivo e o Sport Club Olotí. Ambos foram fundados em 1912, e desapareceram quatro anos depois. Em 1939, o clube passou a ser conhecido como Unión Deportiva Olot, pois a intenção era que a instituição não estivesse ligada apenas ao futebol. Durante o regime franquista espanhol, o Olot foi forçado a mudar suas cores (do azul-grená ao branco) e a incorporar a bandeira espanhola no escudo. Curiosamente, os anos futebolísticos do clube foram muito positivos durante os anos da ditadura de Franco, algo que não se manteve durante os anos 90, já catalanizado, e com o nome atual, Unió Esportiva Olot. Depois de uma larga sequência irregular de resultados, com rebaixamentos e subidas de divisões, o Olot está, atualmente, na Segunda Divisão B do futebol espanhol (equivalente à terceira divisão brasileira).

Os jogadores do plantel masculino de futebol

O atual elenco do Olot conta com 21 jogadores. Do total, 17 são de comarcas situadas na província de Girona: Ripollès (1), La Selva (2), Garrotxa (3), Pla de l’Estany (2), Alt Empordà (4), Gironès (2), Osona (2) e Baix Empordà (1); dois deles são de Barcelona, um de València e outro de Mallorca. No site do clube, a origem e formação dos jogadores são descritas assim: “A UE Olot é um clube de futebol que tem uma origem e uma larga trajetória ligada à cidade de Olot, e se caracteriza por seu alto compromisso social e pela defesa de valores cada vez menos frequentes no futebol e no esporte do século XXI”.

Leitura recomendada

Na loja virtual do Aqui Catalunha, os leitores encontrarão livros sobre a história do FC Barcelona, Lionel Messi, Pep Guardiola e uma obra sobre o Girona FC. Além disso, poderão comprar um dos vários produtos do FC Barcelona, como camisas, mochilas e utensílios para o lar.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -