A Telesur, rede de televisão atuante na América Latina, exibiu um documentário de cerca de uma hora sobre a atual situação política na Catalunha. A maior parte da produção, intitulada Acusados, crônica política da Catalunha, tem como foco o julgamento contra os líderes políticos e civis independentistas, iniciado em 12 de fevereiro, e finalizado em 12 de junho. Entre os entrevistados, estiveram Gonzalo Boye, Xavier Melero e Marina Roig, advogados dos líderes independentistas catalães julgados em Madrid.
Os novos telespectadores terão a chance de acompanhar as intervenções mais destacadas dos advogados de defesa, dos membros da acusação e do juiz Manuel Marchena. Também poderão acompanhar as declarações dos acusados. Além disso, a Telesur faz um resumo dos principais fatos que marcaram o cenário de conflito político entre Catalunha e Espanha desde a realização do referendo de autodeterminação, de 1º de outubro de 2017. As consequências do referendo foram documentadas pela Generalitat de Catalunya, e podem ser lidas nesta publicação.
A atuação do governo da Espanha em relação ao processo independentista catalão foi, também, protagonista de outros dois documentários exibidos pela Telesur. A produção Catalunya sin Ñ (Catalunha sem Ñ) faz um resumo da história da Catalunha até a data de 9 de novembro de 2014, quando foi realizada uma consulta popular sobre a independência. Em 2018, foi exibida Relato de lo inexistente, dedicada a explicar as ações espanholas a partir de 1º de outubro de 2017, marcado pela violência policial contra os eleitores.
O documentário da Telesur, rede de televisão da América Latina, pode ser visto aqui. Tem duração de 55 minutos. Para mais informações sobre o julgamento aos líderes civis e políticos independentistas, confiram esta seção.