Início Sem categoria Trump critica a multa de Bruxelas ao Google e ameaça a UE...

Trump critica a multa de Bruxelas ao Google e ameaça a UE com retaliações

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a multa de 3.000 milhões de euros (3.500 milhões de dólares) que Bruxelas impôs ao Google por supostas práticas abusivas no setor de anúncios online.

Trump assegurou que a Europa ficou com dinheiro que, segundo ele, deveria ter sido destinado a investimentos e empregos nos Estados Unidos. Ele expressou isso em uma mensagem no Truth Social, onde também lembrou de outras multas e impostos impostos ao Google e a outras empresas de tecnologia norte-americanas. “É muito injusto, e os contribuintes norte-americanos não tolerarão isso!”, destacou.

Trump acrescentou que sua administração não permitirá a manutenção dessas medidas, as quais ele qualificou como discriminatórias. Ele citou o exemplo da Apple, que recebeu uma multa de 17.000 milhões de dólares que, segundo ele, não deveria ter sido imposta: “Eles devem recuperar o dinheiro. Não podemos permitir que isso aconteça e serei obrigado a iniciar um procedimento do artigo 301 para anular as sanções injustas impostas a essas empresas norte-americanas que pagam impostos.”

O artigo 301 da lei de comércio dos Estados Unidos autoriza o governo norte-americano a tomar medidas restritivas, como multas, sanções ou tarifas, contra países ou entidades estrangeiras que, segundo os Estados Unidos, aplicam práticas comerciais injustas, com o objetivo de proteger seus interesses comerciais. “O Google já pagou no passado 16.500 milhões de dólares em reclamações e acusações falsas. Que loucura! A União Europeia deve parar imediatamente essa prática contra empresas norte-americanas”, concluiu Trump.

Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha