A Generalitat da Catalunha se prepara para o grande eclipse solar de 2026

Mais publicações

A Generalitat começou a se preparar para o eclipse solar total que será vivido em 12 de agosto de 2026 com o objetivo de que a Catalunha o lembre como um dia histórico. Será o primeiro eclipse total do sol que será visto nos Países Catalães em mais de 120 anos, especificamente desde 1905, e poderá ser visto totalmente em Lleida, Tarragona, Castelló de la Plana, Valência e Palma. Por isso, o governo criará a Comissão Interdepartamental do Eclipse, que se espera ser aprovada na reunião da próxima semana, conforme confirmou a conselheira de Pesquisa e Universidades, Núria Montserrat.

Fontes do departamento destacaram que se trata de um evento “excepcional e extraordinário”, pois pela primeira vez em mais de um século uma parte do território catalão estará dentro da faixa de totalidade de um eclipse solar. Segundo as previsões dos astrônomos, o fenômeno ocorrerá por volta das 20h30 e, em alguns pontos, durará um minuto e meio.

O pôr do sol será meia hora mais tarde, às 21h, e, segundo as previsões, o céu estará limpo, o que permitirá observar o fenômeno com clareza, ao contrário de outras áreas do norte da Europa e da Península Ibérica.

Turismo científico e impacto territorial

Experiências de eclipses recentes ao redor do mundo fazem prever uma grande mobilização. O de agosto de 2017 nos Estados Unidos reuniu 154 milhões de espectadores, dos quais 20 se deslocaram até a faixa de visibilidade total. Por isso, a Generalitat prevê uma afluência massiva nas áreas das Terres de l’Ebre, onde será melhor visível, e considera essencial ter um plano de ação interdepartamental que garanta uma resposta adequada.

A Comissão Interdepartamental do Eclipse elaborará este plano e será composta por representantes de treze departamentos da Generalitat e do Instituto de Estudos Espaciais da Catalunha (IEEC). Ela será presidida pelo presidente da Generalitat, Salvador Illa, e a vice-presidência ficará a cargo da conselheira Montserrat.

Observação segura e alojamentos provisórios

Entre as ações previstas, está a instalação de pontos oficiais de observação, que serão comunicados antecipadamente, a distribuição massiva de óculos homologados e a ativação de dispositivos especiais de trânsito e emergências. Também está prevista a disponibilização de alojamentos provisórios, como tendas e espaços para acampamento, para receber os visitantes.

A comissão também promoverá campanhas informativas e educativas nas escolas e nos canais institucionais. Do ponto de vista científico, o Observatório do Ebro terá um papel destacado e coordenará a atividade dos astrônomos e de organismos como a Agência Espacial Europeia (ESA).

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -