A Proteção Civil suspendeu o confinamento da população do núcleo de Torre Simona – no município de Mont-ras (Baix Empordà) – e das pessoas alojadas nos campings Relax-Nat e Relax-Ge, bem como na Granja d’en Vidal, que havia sido decretado devido à proximidade do incêndio em Palamós (Baix Empordà). No total, estima-se que tenha afetado cerca de 250 pessoas. A área foi confinada por precaução, uma vez que estava na direção para a qual a fumaça se dirigia, devido ao vento, embora estivesse longe das chamas, informaram fontes da Proteção Civil à agência EFE. Além disso, os bombeiros já estabilizaram as chamas, que se originaram em uma área florestal perto da Riera de Canyelles.
Vinte e sete equipes terrestres foram deslocadas, contando com a colaboração de três helicópteros bombardeiros, dois de comando e dois aviões de vigilância e ataque (AVA).
Em #IFPalamós, o incêndio está se propagando de forma ascendente impulsionado pelo vento marítimo. Estamos trabalhando para evitar que os dois flancos se abram. Estamos com 20 equipes terrestres e 8 meios aéreos. #bomberscat pic.twitter.com/9mrXAeTbDV
— Bombeiros (@bomberscat) 3 de agosto de 2025
O telefone de emergência recebeu trezentas chamadas alertando sobre as chamas. Os bombeiros já haviam deslocado reforços para o Empordà nos últimos dias, caso houvesse algum incêndio.
Na região vizinha, Alt Empordà, dezenove municípios estão em risco extremo de incêndio hoje, e em toda a Catalunha vinte e dois municípios estão em risco muito alto.
Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.