Senadores franceses denunciam ‘pressões diplomáticas muito fortes’

Os senadores franceses que se solidarizaram com a Catalunha denunciam, agora, “pressões diplomáticas muito fortes”. Foi o que disse o impulsor da lista assinada por 41 representantes da Câmara francesa, François Calvet, em entrevista à Catalunya Ràdio. De acordo com Calvet, “há pressões muito fortes para que as assinaturas sejam retiradas”. O parlamentar francês, porém, disse que não cederá, pois “são suas ideias e não são contra ninguém, mas sim pelos direitos humanos”.

Calvet explicou que o manifesto tinha por objetivo “denunciar a injustiça e a prisão preventiva dos líderes políticos catalães, mas não ir contra a Espanha“. O senador também comentou que “não exigem que o Estado francês interfira nos assuntos internos da Espanha, mas sim que colabore para que haja um diálogo entre o governo espanhol e o catalão”. Em relação à ex-presidente do Parlamento da Catalunha, Carme Forcadell, Calvet não entende como uma “tão boa pessoa e sem nenhuma ideia revolucionária” pode estar na prisão.

Notícia relacionada: 41 senadores franceses se solidarizam com a Catalunha

O Ministro Josep Borrell tenta apagar as chamas

Para Borrell, “o nível de desinformação desses senadores sobre a Catalunha e a ‘realidade espanhola’ é alarmante”.

No dia seguinte à divulgação do manifesto, Josep Borrell, Ministro de Relações Exteriores do governo espanhol, criticou, com veemência, os 41 senadores que se solidarizaram com a Catalunha. Para Borrell, “o nível de desinformação desses senadores sobre a Catalunha e a ‘realidade espanhola’ é alarmante”. Antes de sua declaração, o governo espanhol havia agradecido publicamente ao governo francês pelo “compromisso com a unidade e a integridade da Espanha”, e pela “rápida e contundente” resposta ao manifesto dos senadores, considerado “inadmissível” pela liderança francesa. Ainda de acordo com o comunicado público, “o governo francês expressa sua plena confiança na democracia espanhola para conduzir um diálogo político pacífico, respeitando a legalidade constitucional e o Estado de direito”.

 


 

Participe do financiamento coletivo do portal Aqui Catalunha

O Aqui Catalunha é o primeiro jornal brasileiro exclusivamente dedicado à Catalunha. O trabalho diário com pesquisas e publicações é exigente, e a única fonte financeira deste jornal é a base de leitores que participam do financiamento coletivo. Com a sua colaboração, o Aqui Catalunha fará mais e melhor pela informação sobre a Catalunha, exclusivamente para os leitores de língua portuguesa. Saiba, aqui, como colaborar. O Aqui Catalunha acredita que leitores vanguardistas merecem um jornal de vanguarda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *