Widget Image
01/08/2021

SEAT estreia página em catalão – por enquanto, apenas em Andorra

SEAT estreia página em catalão - por enquanto, apenas em Andorra

A companhia automobilística SEAT estreia página em catalão. Porém, disponível apenas para Andorra, país que tem a língua catalã como única oficial. A notícia foi divulgada por Plataforma per La Llengua, ONG responsável por campanhas de fomento ao uso do catalão em todos os âmbitos sociais dos Países Catalães. Graças aos contatos decisivos entre essa entidade e o governo de Andorra, SEAT atendeu à Lei referente ao uso do catalão no país.

Publicação relacionada: Por que a União Europeia não reconhece o catalão como língua oficial?

Em Andorra, sim. E na Catalunha?

Infelizmente, o site da companhia de automóveis SEAT ainda não dispõe de uma versão em língua catalã na Catalunha. O descaso com o catalão no Estado espanhol acontece em um cenário em que as vendas de veículos SEAT em territórios onde o catalão é falado de maneira oficial correspondem a 25% do total de vendas na Espanha.

De acordo com Plataforma per La Llengua, a marca de automóveis utiliza o catalão apenas em alguns espaços, como “em publicidade na via pública e em meios de comunicação que usam a língua catalã”. Entretanto, SEAT não a utiliza no assistente de voz de seus veículos, e nem nos aplicativos. Tampouco faz uso do catalão nas redes sociais ou páginas web além do site feito para Andorra.

Em outros mercados linguísticos comparados ao catalão, como o norueguês e o letão (da Letônia), SEAT utiliza essas duas línguas, mais especificamente no site e manuais dos veículos. Plataforma per La Llengua detalha que, na Noruega, foram vendidos 416 veículos SEAT em 2019; na Letônia, foram vendidos 321). Porém, nos territórios dentro do Estado espanhol onde o catalão é língua oficial, foram vendidos, no mesmo ano, 28.232 veículos.

Na conclusão do comunicado, Plataforma per La Llengua garante que “continuará insistindo para que SEAT amplie o uso do catalão, sobretudo onde, pela norma e pelo mercado, isso deve ser feito”. A ONG relembra que, no mês de julho deste ano, alguns veículos (entre os quais estão os da própria SEAT) passaram a usar a língua catalã em seus manuais digitais (e não em formato impresso, obrigatório).

Traduções para o catalão, o inglês e o espanhol

Esta notícia foi traduzida, de forma automática, para as línguas catalã, inglesa e espanhola. Aos poucos, a nova equipe de edição e revisão do portal Aqui Catalunha se encarrega de editar e aperfeiçoar as traduções.

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros, jogos, roupas e acessórios

Suas compras permitirão que o Aqui Catalunha receba pequenas comissões, fundamentais para o nosso crescimento.