Rússia lança grande ataque contra Kiev e outras áreas da Ucrânia

Mais publicações

O ministério da Defesa russo reconheceu que lançou um ataque em massa contra a Ucrânia, especialmente contra Kiev. Segundo informações divulgadas em um comunicado, as forças russas utilizaram armas de precisão e longo alcance, incluindo drones e mísseis hipersônicos, contra ’empresas industriais envolvidas na fabricação de drones e sistemas militares’ e contra uma base aérea e uma refinaria.

O comunicado afirma que ‘o ataque atingiu os objetivos previstos’. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, denunciou que este é um dos ataques mais intensos desde fevereiro de 2022, quando a invasão começou. O ataque foi realizado com pelo menos 11 mísseis e 539 drones direcionados a Kiev e outras áreas do país, resultando em mais de vinte feridos. Zelensky acrescentou que a Rússia ‘não tem intenção de encerrar a guerra ou o terrorismo’ e pediu aos aliados, especialmente aos Estados Unidos, mais sanções e mais pressão.

Paralelamente, a Rússia anunciou a ocupação de uma nova localidade na região de Donetsk, no leste do país. As tropas russas teriam tomado Predetxino, e o ministério da Defesa afirmou que continuam avançando nas defesas ucranianas. Donetsk, juntamente com Luhansk, Kherson e Zaporizhia, são algumas das quatro regiões ucranianas parcialmente ocupadas e anexadas pela Rússia.

Por outro lado, Ucrânia e Rússia realizaram o sétimo intercâmbio de prisioneiros em um mês, após um acordo alcançado em uma reunião em Istambul. Zelensky anunciou que soldados que haviam lutado em Donetsk, Mariupol, Luhansk, Kharkiv e Kherson foram devolvidos, sem especificar o número exato. ‘Os intercâmbios devem continuar. O objetivo da Ucrânia é libertar todos os nossos cidadãos em cativeiro russo’, afirmou.

A Rússia também confirmou o retorno de um grupo de seus soldados, que atualmente estão na Bielorrússia, onde estão recebendo assistência médica e psicológica antes de serem transferidos para a Federação Russa para dar continuidade ao tratamento e reabilitação.

*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -