Rússia e Ucrânia completam a troca de prisioneiros de guerra mais ampla feita até agora, após três anos de guerra. Dessa forma, cumprem um acordo feito durante a reunião em Istambul (Turquia) em 16 de maio passado.
Na troca, foi acordado trocar mil prisioneiros de cada lado. Hoje, tanto a Rússia quanto a Ucrânia receberam 303 militares, totalizando 606 prisioneiros que retornam para casa. O presidente da Ucrânia, Volodímir Zelenski, anunciou nas redes sociais: “Hoje retornam para casa os guerreiros de nossas Forças Armadas, da Guarda Nacional, do Serviço Estatal de Guarda de Fronteiras e do Serviço Estatal de Transporte Especial”, disse.
303 defensores ucranianos estão em casa. A terceira parte do acordo de troca 1000 por 1000, acordado na Turquia, foi concluída.
Hoje, guerreiros de nossas Forças Armadas, da Guarda Nacional, do Serviço de Guarda de Fronteiras Estatal e do Serviço Especial de Transporte Estatal estão retornando para casa… pic.twitter.com/RpixVvQYDJ
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) 25 de maio de 2025
No geral, com a notícia de um ataque mortal por parte da Rússia nesta madrugada sobre Kiev e outras cidades ucranianas. Há pelo menos doze mortos e vinte feridos, conforme informaram as autoridades locais e ucranianas. Entre os feridos, há três crianças.
Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.