Widget Image
21/09/2021

Recerkids, a revolução científica na Catalunha

Recerkids, a revolução científica na Catalunha - Aqui Catalunha

Recerkids é uma iniciativa promovida pela Generalitat de Catalunya, por meio da Secretaria d’Universitats i Recerca, que visa incentivar a divulgação científica nas escolas públicas e “concertadas” (administração privada, mas parcialmente financiada pelo governo) e os trabalhos científicos das universidades catalãs. O programa é direcionado às crianças de 10 a 12 anos, e nesta temporada 2018 / 2019, estará em sua terceira edição. Confira, no jornal Aqui Catalunha, as metas e o funcionamento do programa Recerkids.

Notícia relacionada: Barcelona terá novas escolas públicas a partir de 2019

Recerkids: conheça os objetivos

O programa Recerkids possui duas fases: pesquisa na escola e apresentação em congresso

O programa Recerkids tem seis objetivos. O primeiro deles é familiarizar os alunos da educação primária com as características, metodologia e ferramentas do trabalho científico. Como segundo objetivo, o incentivo à criatividade e inovação, a fim de resolver problemas e desafios por meio do método científico. A terceira meta do programa educativo é fomentar vocações científicas entre as crianças, despertar sua curiosidade intelectual, e potenciar sua capacidade de observação. Além disso, Recerkids busca trabalhar a Ciência de modo multidisciplinar, estabelecendo uma conexão com o campo linguístico, artístico, comunicativo etc. O quinto objetivo é divulgar nas escolas a atividade científica realizada nas universidades e centros de pesquisa da Catalunha. Por último, o fomento ao diálogo e troca de conhecimentos entre investigadores, professores e alunos.

Funcionamento do programa

Recerkids é um programa dividido em duas etapas. Na primeira delas, o professor faz a inscrição online de sua turma. Após o registro, o responsável pelo grupo recebe o material didático que será utilizado na pesquisa. Depois, o professor deve aguardar pela confirmação da vaga no congresso científico Recerkids (correspondente à segunda fase do programa, e que acontecerá em Barcelona, Lleida, Tarragona e Vic). Todos os detalhes sobre as condições para participação no congresso estão neste edital.

Neste ano, o período de pesquisas nos centros escolares será de 7 de janeiro a 11 de abril de 2019. As inscrições foram abertas em 28 de setembro, e finalizarão em 16 de novembro. O congresso científico Recerkids acontecerá em maio, mas as datas ainda não foram divulgadas.

Para a terceira edição, o tema escolhido foi a luz. O programa estabelece três eixos de trabalho relacionados ao tema. Cada um desses eixos estará ligado a um conto da coleção Els contes de la Laura i en Joan. São eles:

Recerkids, dirigido às crianças de 10 a 12 anos de escolas públicas e ‘concertadas’ da Catalunha

Cada eixo oferece perguntas que servirão de base para professores e alunos. Sobre as cores da luz, as perguntas propostas são ‘De onde vem a luz que vemos no céu à noite?‘, ‘Por que o Sol emite luz?‘, ‘O que significa um objeto negro?‘, ‘Qual é a origem das cores do arco-íris?‘. Sobre a luz e os objetos, as perguntas são ‘O que acontece quando um objeto intercepta a luz?‘, ‘Os objetos em um lugar escuro têm cor?‘, ‘O que é um corante, e como atua?‘, ‘Por que há pessoas que não enxergam bem?‘, ‘Que efeito tem a luz na matéria?‘. Em relação à energia da luz, as questões são ‘Por que o Sol é quente?‘, ‘Por que as plantas precisam de luz para viverem?‘, ‘Por que faz mais calor no verão do que no inverno?‘, ‘Toda a luz tem a mesma energia?‘, ‘Há diversos tipos de luz?‘, ‘Como funciona um microondas?‘.

Para mais informações sobre o programa, Recerkids disponibiliza este email: hola@recerkids.cat.

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!