No próximo dia 25 de março, Catalunha e Venezuela se enfrentarão em partida amistosa, em Girona. Será a primeira partida da história da seleção catalã em uma ‘data FIFA’, quando jogam as seleções oficiais de cada país. Na manhã desta segunda-feira, no Palau de la Generalitat, aconteceu a recepção institucional para o amistoso. Dela participaram Elsa Artadi [porta-voz do governo catalão], Joan Soteras [presidente da Federação Catalã de Futebol], Ricardo Capella [cônsul venezuelano]. A fotografia oficial do ato foi tirada no Pati dels Tarongers del Palau de la Generalitat.
Um jogo que irá além do aspecto esportivo
De acordo com Elsa Artadi, a seleção da Venezuela será “uma das melhores” a enfrentar a Catalunha, tomando por base a trajetória de amistosos disputados pela seleção da Catalunha, que conta em seu histórico partidas não oficiais jogadas contra Brasil e Argentina. Em relação à importância do jogo, Artadi afirmou que “será mais que uma festa e disputa esportiva, pois terá um ponto de reivindicação que nos permitirá estar presentes no mundo”. A porta-voz do governo lembrou que o amistoso também será importante “por como o futebol é vivido pela sociedade catalã”. Após discursar, Artadi recebeu uma camisa personalizada da seleção catalã.
Ricardo Capella, cônsul venezuelano, vê com bons olhos o duelo entre as duas seleções, e afirmou que o amistoso “faz parte da fase de preparação para a Copa América”, e que a Venezuela enfrentará “uma seleção bastante experiente”.
Notícia relacionada: Apresentado oficialmente o amistoso de futebol masculino entre Catalunha e Venezuela