Os cidadãos da capital da Catalunya Nord, bem como a cultura e língua catalãs em geral, tiveram uma grata notícia nesta semana. Foi reativada a Associació Catalana d’Estudiants (Associação Catalã de Estudantes) na Universidade de Perpinyà.
Criada no ano de 1986, essa associação tinha como papel inicial a coordenação de ações em defesa da língua e cultura catalãs na Universitat de Perpinyà. Entretanto, depois de dez anos de funcionamento, a ACE entrou em inatividade. Tudo mudou após a realização de uma Assembleia Geral, no dia 15 de janeiro deste ano, quando decidiu-se pela reativação da entidade, que terá o estudante Rémy Farré como novo presidente.
Em entrevista à Ràdio Arrels, a mais conhecida da Catalunya Nord, o novo presidente afirmou que a associação “insistirá nas trocas com as demais entidades estudantis dos Països Catalans”. Farré adiantou que uma dessas entidades com que já estão em contato é a FNEC (Federação Nacional de Estudantes da Catalunha).
Notícia relacionada: Novos celulares da Motorola incorporam a língua catalã
Atividades e planos da Associació Catalana d’Estudiants
Atualmente, a Associação Catalã de Estudantes da Universidade de Perpinyà conta com mais de 20 membros. Para arrecadar fundos destinados a novos projetos, a entidade participou de um evento aberto ao público, com venda de crepes, promovido pela Universidade de Perpinyà. Além disso, a fim de que a associação ganhe visibilidade, seus membros participaram, no último sábado, da feira Sem Catalunya Nord (Somos a Catalunya Nord).
No último fim de semana, Perpinyà foi o palco do grande evento organizado pelo Consell per la República Catalana (Conselho pela República Catalã), que teve como protagonistas os eurodeputados catalães Carles Puigdemont, Clara Ponsatí e Toni Comín. A capital da Catalunya Nord passará a ser um dos detaques da cobertura do Aqui Catalunha.
Seja assinante do Aqui Catalunha