Após a Audiência Nacional espanhola decretar a prisão do rapper catalão Pablo Hasél, centenas de pessoas se manifestaram neste sábado, diante da delegação do governo espanhol em Barcelona. O artista tem, a partir da divulgação do decreto (29 de janeiro), dez dias para apresentar-se voluntariamente à prisão, mas Hasél adiantou que “não se apresentaria voluntariamente”, conforme publicou em carta divulgada no Twitter.
Segundo a condenação imposta pela Audiência Nacional espanhola, as canções de Pablo Hasél apresentam “apologias ao terrorismo e injúrias contra a Coroa espanhola”. Anteriormente, o artista catalão já havia sido julgado pelo mesmo motivo.
Vale a pena ler: Audiência Nacional espanhola decreta prisão do rapper catalão Pablo Hasél
O início da manifestação aconteceu em torno das 19h, nos Jardinets de Gràcia. Em seguida, os manifestantes se dirigiram à frente da delegação do governo espanhol, em Barcelona, com gritos de “Liberdade para Hasél” e “a nossa melhor arma é a solidariedade“. Um grupo de manifestantes derrubou contêineres de lixo, e atirou objetos contra os Mossos d’Esquadra.