A tarde deste sábado foi marcada por protestos em Barcelona contra o aumento da conta de luz. Mais de mil pessoas foram às ruas da capital da Catalunha, e expuseram sua indignação contra o que consideram ser a “fraude da luz”.
Vale a pena ler: Governo da Catalunha multa três empresas por terem excedido níveis de poluição
“Os governos e as empresas de energia nos roubam”
Durante os protestos, os manifestantes denunciaram o “abuso” cometido por parte do “oligopólio” formado pelas companhias elétricas ENDESA, Naturgy e Iberdrola, acusadas de estarem “roubando o povo” com a “colaboração dos governos”.
A chegada do inverno é considerada pelos manifestantes um “agravante” no atual panorama de aumentos excessivos da conta de luz: “Estamos nos manifestando contra o aumento do preço da energia e para não passarmos frio no inverno”.
Os organizadores das manifestações em Barcelona (e, também, em Tarragona), denunciam que a situação se torna ainda pior por causa do “estancamento dos salários e das pensões“, e ainda mais crítica para os cidadãos em situações de maior vulnerabilidade.
No site da RAC1, é possível ver as variações do preço da luz, com informações sobre a hora mais barata e a hora mais cara. Os dados são atualizados diariamente.