Promotoria espanhola abre processo judicial contra Quim Torra

Mais um capítulo no tenso conflito político entre Catalunha e Espanha começou a ser escrito. Nesta sexta-feira, a Promotoria de Justiça espanhola ordenou que a Promotoria Geral da Catalunha iniciasse a abertura de processo judicial contra Quim Torra, presidente catalão. De acordo com Promotoria de Justiça, Torra cometeu o delito de “desobediência” ao não acatar à Junta Eleitoral, que exigia a retirada de faixas e laços que reivindicavam a liberdade dos presos políticos catalães, pois são, de acordo com órgão eleitoral, “símbolos partidistas”. Caso o processo seja tramitado, o presidente da Catalunha pode ser inabilitado politicamente por até dois anos.

Notícia relacionada: Junta Eleitoral da Espanha denuncia o presidente da Catalunha à Promotoria de Justiça

Torra abre processo judicial contra a Junta Eleitoral

Antes da notícia sobre a decisão da Promotoria de Justiça espanhola, foi anunciado que Torra havia aberto um processo judicial contra a Junta Eleitoral. Na manhã de hoje, as faixas e cartazes com mensagens de apoio aos presos políticos catalães foram retiradas, e Torra denunciará a Junta Eleitoral por delito de “prevaricação”. Segundo o comunicado escrito pelo presidente catalão, “As resoluções da Junta Eleitoral são injustas porque são arbitrárias, como pode ser demonstrado na notificação feita ontem, que exigia ao presidente fazer coisas que a lei não lhe permite”. Torra apresentará um recurso ao Supremo Tribunal espanhol, e solicitará a suspensão imediata de todas as medidas acionadas pela Junta Eleitoral.

 


 

Participe do financiamento coletivo do portal Aqui Catalunha

O Aqui Catalunha é o primeiro jornal brasileiro exclusivamente dedicado à Catalunha. O trabalho diário com pesquisas e publicações é exigente, e a única fonte financeira deste jornal é a base de leitores que participam do financiamento coletivo. Com a sua colaboração, o Aqui Catalunha fará mais e melhor pela informação sobre a Catalunha, exclusivamente para os leitores de língua portuguesa. Saiba, aqui, como colaborar. O Aqui Catalunha acredita que leitores vanguardistas merecem um jornal de vanguarda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *