O Ajuntament de Guardamar del Segura (Baix Segura) voltou a proibir o banho e a hastear a bandeira vermelha nas praias do município devido à aparição, neste domingo, de novos exemplares de dragonets azuis, conforme informou a prefeitura nas redes sociais.
As praias haviam sido reabertas no sábado ao meio-dia após terem sido fechadas na sexta-feira à tarde, quando foram detectados cinco exemplares deste molusco marinho, quatro na praia de Ortigues e um na praia do Centro.
A prefeitura mantém ativado o dispositivo preventivo para localizar possíveis exemplares arrastados pelas correntes. Os serviços municipais, a polícia local, o salvamento e socorrismo e a área de meio ambiente continuam atentos à evolução da situação. Na quinta-feira, a bandeira vermelha já havia sido hasteadapela presença de dois exemplares na praia de Vivers.
O dragão azul é um pequeno molusco marinho cuja picada pode causar dor intensa, vômitos e reações adversas. Por segurança pública, o banho está totalmente proibido e pede-se máxima prudência.
A prefeitura recomenda que, ao avistar algum, não se toque nem com luvas e que se avise imediatamente os salva-vidas ou as autoridades. Em caso de picada, é necessário lavar a área com água salgada, aplicar compressas frias e ir ao posto de socorro ou ao centro de saúde.
Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.