Primeiro-ministro da Lituânia renuncia devido a vários escândalos de corrupção

Mais publicações

O primeiro-ministro da Lituânia, Gintautas Paluckas, anunciou nesta quinta-feira que renunciará devido à investigação aberta sobre supostos casos de corrupção relacionados aos seus negócios familiares. ‘Cerca de uma hora atrás, informei o presidente que decidi apresentar minha renúncia ao cargo de primeiro-ministro’, declarou em comunicado. Também anunciou que está deixando seu cargo no Partido Social-Democrata.

Paluckas pediu para ‘respeitar o andamento das investigações’ e defendeu sua integridade: ‘Continuo defendendo minha honra e minha dignidade. É preciso aguardar as conclusões, que tenho certeza de que permitirão separar os fatos do resto’, disse. Ele era primeiro-ministro desde as eleições de novembro passado.

A renúncia ocorre poucas horas depois de se tornar público que o Serviço de Investigação de Crimes Financeiros realizou buscas nos escritórios da Dankora, uma empresa de propriedade da esposa de seu irmão. Paluckas já havia sido condenado anteriormente por abuso de poder quando trabalhava na Prefeitura de Vilnius. Naquela ocasião, a justiça impôs a ele uma multa.

*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -