Na tarde dessa segunda-feira (21), o Presidente da Catalunha, Quim Torra, entregou a Creu de Sant Jordi da Generalitat a 29 personalidades e 15 entidades, a quem ele chamou de “sábias e apaixonadas” em seus campos e disciplinas. Disse que são um “claro expoente do humanismo” e que, como “geradores de talento, cultura e liberdade”, têm contribuído para “projetar a Catalunha no mundo”. Ele acrescentou que “sem liberdade, não há cultura, não há talento. E sem cultura, não há liberdade.
Na mesma linha, o líder do governo catalão definiu os vencedores como “um exemplo e um reflexo do que é a Catalunha“, do espírito de trabalho, liderança, solidariedade e compromisso da sociedade catalã, que mostram que somos um povo com vocação para o futuro e personalidade própria”.
Notícia relacionada: Jordi Cuixart: “A desobediência civil é um dos instrumentos mais potentes para melhorar a sociedade”
Reivindicação das liberdades
Durante seu discurso, Quim Torra destacou que, desde 2018, a entrega da Creu de Sant Jordi “tem sido, infelizmente, uma exceção grave e importante.” Ele lembrou que “nas edições 2018 e 2019, não estávamos todos presentes” e que, “este ano, devemos somar a pandemia provocada pela COVID-19”. Portanto, “não pudemos celebrar este evento no formato de outras edições“. Devido às restrições sanitárias, o ato de entrega foi feito em três blocos separados.
Além do presidente, a secretária do Departamento de Cultura do governo, Àngels Ponsa, afirmou que “hoje é um dia para reconhecermos e valorizarmos a trajetória de todos os que receberam a Creu de Sant Jordi, instituída em 1981 com a recuperação da Generalitat, recuperando, também, parte das nossas liberdades, que muitas vezes, nos são tiradas e que reivindicamos todos os dias”.
Dirigindo-se aos premiados, ela continuou: “Queremos viver em liberdade, em todas as áreas: queremos liberdade pessoal, de pensamento e de expressão, e liberdade coletiva como nação. Queremos ser soberanos, assim como vocês atuam com soberania e representam uma sociedade intelectual, criativa, democrática. ”
Sobre a Creu de Sant Jordi
A Creu de Sant Jordi, criada em 1981, é um dos maiores reconhecimentos do governo da Catalunha. A distinção reconhece as pessoas físicas ou jurídicas que, por seus méritos, tenham prestado serviços de destaque à Catalunha. Qualquer cidadão, grupo de cidadãos ou entidade pode requerer que uma pessoa, seja física ou jurídica, receba esse prêmio.
Fonte: nota de imprensa publicada pela Generalitat de Catalunya (adaptada)
Traduções para o catalão, o inglês e o espanhol
Esta notícia foi traduzida, de forma automática, para as línguas catalã, inglesa e espanhola. Aos poucos, a nova equipe de edição e revisão do portal Aqui Catalunha se encarrega de editar e aperfeiçoar as traduções.