Presidente do Parlamento do Mercosul se manifesta sobre situação política na Catalunha

Mais publicações

Nessa sexta-feira, o presidente do Parlamento do Mercosul manifestou sua “preocupação” com a “violação de direitos fundamentais na Catalunha”. Em entrevista concedida à Agència Catalana de Notícies (ACN), Daniel Caggiani afirmou que “as diferenças políticas devem ser resolvidas de maneira democrática, por meio do voto”. As palavras de Caggiani coincidem com a visita do secretário do Departamento de Relações Exteriores do governo da Catalunha, Alfred Bosch, presente no Uruguai neste fim de semana para participar do 15º Encontro Cultural de Comunidades Catalãs.

Notícia relacionada: Alfred Bosch aborda relações comerciais entre Catalunha e Uruguai

Fazer a voz contra a “violação de direitos” ser ouvida

O presidente do Parlamento do Mercosul disse que “é preciso buscar caminhos de entendimento para resolver circunstâncias políticas de forma democrática, como em qualquer sistema democrático”. Caggiani também ressaltou a importância de “levantar a voz” contra “qualquer violação de direitos civis e políticos”, mostrando, assim, sua “solidariedade com Catalunha”.

Alfred Bosch: “Discursos como o dele fazem avançar na busca de uma solução política”

A demonstração de solidariedade por parte do líder uruguaio foi vista como “um avanço na busca de uma solução para o conflito político”. Para Alfred Bosch, as palavras de Daniel Caggiani “reivindicam a necessidade de que a democracia seja respeitada”.

O secretário de Relações Exteriores da Generalitat de Catalunya também considera que o discurso do presidente do Parlamento do Mercosul prova “a internacionalização do caso catalão”, e que “desde fora, as coisas são vistas com um pouco mais de objetividade”. Bosch se mostrou satisfeito pela “cumplicidade” com que foi recebido no Uruguai, e reafirmou a necessidade de “laços estreitos” entre o país e a Catalunha.

Notícia relacionada: 52 deputados franceses se manifestam sobre situação política na Catalunha

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -