Pere Aragonès, recentemente eleito Presidente da Catalunha, acredita que uma “nova etapa de negociações” com o governo espanhol precisa ser aberta. Para o líder catalão, essa nova etapa deverá incluir a anistia e a autodeterminação como “pontos de consenso” para a resolução do conflito político entre Catalunha e Espanha.
Vale a pena ler: Governo espanhol volta a impor limites ao presidente da Catalunha
A solução ao conflito político requer “muito tempo e esforço”
Durante seu discurso realizado neste sábado, o representante da Esquerra Republicana de Catalunya admitiu que a solução ao conflito político “não será algo de dois dias”, pois demandará “muito tempo e esforço”. Nesse sentido, Pere Aragonès anunciou que a próxima reunião com o líder do governo espanhol, Pedro Sánchez, acontecerá em La Moncloa, e que se apresentará com uma “firme e clara” proposta baseada na autodeterminação e na anistia. De acordo com o Presidente catalão, essa proposta conta com um “amplo consenso” dos cidadãos da Catalunha, e será com base nesse “consenso” que o governo da Catalunha irá à reunião com “toda a firmeza” para “exigir” a liberdade dos líderes independentistas catalães e um referendo.
Vale a pena ler: Governo espanhol responde aos líderes independentistas catalães presos e exilados
“O governo espanhol deveria escutar as opiniões internacionais”
O líder catalão também recomendou a Pedro Sánchez que “escutasse as opiniões internacionais”, especialmente as desta semana, em que um relatório do Comitê de Direitos Humanos da Europa solicita ao Estado espanhol a retirada das ordens europeias de detenção contra os exilados catalães, e a liberdade dos líderes independentistas presos.