Widget Image
19/09/2021

Presidenta das Ilhas Baleares é criticada por falar em catalão

Presidenta das Ilhas Baleares é criticada por falar em catalão

Francina Armengol, Presidenta das Ilhas Baleares, foi criticada por falar em catalão durante seu discurso de celebração do acesso do time de futebol masculino da UD Eivissa à Segunda Divisão da Liga espanhola. Após a Presidenta iniciar seu discurso em língua catalã, um torcedor, aos gritos, exigiu que Armengol falasse em espanhol. Depois de alguns segundos em silêncio, a Presidenta prosseguiu em catalão, porém, em poucos instantes, cedeu à exigência do torcedor, e continuou o discurso em língua espanhola.

Vale a pena ler: Agentes da Guarda Civil espanhola discriminam belga por falar em catalão

Críticas contra a Presidenta por ter cedido à exigência

A falta de firmeza da Presidenta das Ilhas Baleares não esteve isenta de críticas. Para o sociolinguista Isidor Marí, a reação de Francina Armengol foi “um erro”, pois era um momento em que “todas as autoridades presentes deveriam rebater o comportamento inadmissível contra a língua própria” das Ilhas Baleares.

O escritor Pere Antoni Pons foi mais longe. Para ele, “a humilhação do ‘castelhanista’ xenófobo causada à Presidenta não é nada comparada com a humilhação causada pela Presidenta aos falantes de catalão com a sua covardia e servilismo“.

De acordo com o diário dBalears, a legislação vigente nas Ilhas Baleares determina que os funcionários de cargos públicos devem fazer suas intervenções públicas em língua catalã.

Vale a pena ler: As variantes dialetais da língua catalã

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!