Widget Image
21/09/2021

Pere Aragonès é o novo presidente da Catalunha

Pere Aragonès é o novo presidente da Catalunha

Fim do impasse: Pere Aragonès é novo presidente da Catalunha, o 132º da história catalã. Depois de três meses de negociações entre ERC e Junts per Catalunya, dois dias de sessão de investidura e intervenções dos grupos parlamentários, Pere Aragonès terá a missão de liderar a Catalunha em um cenário de forte crise socio-econômica, provocada pela pandemia da COVID. Sua vitória foi certificada com 74 votos a favor (33 de ERC, 32 de Junts, e 9 da CUP), e 61 votos contra.

A sessão, histórica, também foi marcada pela presença do ex-vice-presidente catalão, Oriol Junqueras, que contou com uma licença penitenciária para assistir ao debate no Parlamento.

Na próxima segunda-feira, ocorrerá a cerimônia de posse de Pere Aragonès como novo presidente da Generalitat de Catalunya, que sucederá Quim Torra, inabilitado pela Justiça espanhola por desobediência eleitoral. Na terça-feira, serão conhecidos os nomes de todos os conselheiros que farão parte do governo.

Vale a pena ler: 90 anos da Proclamação da República Catalã por Francesc Macià

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!