Durante evento organizado para celebrar o Dia da República, o presidente da Catalunha, Pere Aragonès, afirmou que a “República Catalã” é a “melhor proposta” para a Catalunha “avançar”. Para o representante do governo, existe um “compromisso republicano” por parte da sociedade catalã.
Vale a pena ler: Partido do presidente da Catalunha reafirma sua aposta pelo diálogo com o Estado espanhol
Aragonès define a proclamação republicana de 1931 como “um ato de soberania”
O político da Esquerra Republicana de Catalunya (ERC) qualificou a proclamação da República Catalã (1931) como “um ato de soberania”, resultante do “compromisso democrático da sociedade catalã” e de “anos e décadas de luta”.
De acordo com Pere Aragonès, cujo governo tem sido criticado por grande parte dos eleitores independentistas, o “exemplo” de Francesc Macià (presidente que proclamou a República Catalã, em 1931) deve servir de “inspiração” para os dias de hoje. Além disso, o republicano reivindicou a “vontade de transformação, de progresso e de liberdade” como ferramentas para “fortalecer o compromisso feminista” e “dar um passo adiante na luta contra as mudanças climáticas”, bases da candidatura eleitoral de seu partido em 2021.
Entre outros temas, o presidente também comentou que a língua catalã deve ser uma “ferramenta de coesão e progresso”, e que a Catalunha é “terra de acolhimento e oportunidades”, onde “todos podem desenvolver seus projetos de vida com plenitude e liberdade”.