Widget Image
21/09/2021

Pequenas empresas catalãs que deixaram sua marca nas Olimpíadas do Rio de 2016

Pequenas empresas catalãs que deixaram sua marca nas Olimpíadas do Rio de 2016

Para as Olimpíadas do Rio de 2016, duas pequenas empresas catalãs foram responsáveis pela confecção da tocha e do espetáculo pirotécnico da cerimônia de abertura do evento: respectivamente, as empresas Recam Laser e Pirotècnia Igual. Elas fazem parte do grupo das PIMES, as Pequenas e Médias Empresas da Catalunha.

Vale a pena ler: Criada plataforma para internacionalização de empresas catalãs

Recam Laser, a empresa fabricante das tochas olímpicas de 2016

Recam Laser é uma empresa especializada em corte a laser de chapas metálicas industriais, e em um grande número de processos metalúrgicos e de engenharia. A empresa tem uma experiência que data de 1988, e está presente, por meio do Grupo Recam, em países da América Latina (Brasil, Argentina, Chile, Peru e México), na Espanha (Madrid e Alacant) e, como não podia ser diferente, na Catalunha, mais precisamente em Tarragona e na comarca de Bages (vegueria de Catalunya Central).

No Brasil, o grupo está presente em Natal (no Rio Grande do Norte), sob o nome Recamlaser Natal Metalúrgicos Ltda.

14.860 tochas catalãs utilizadas nos Jogos do Rio

O desafio de desenhar e criar as tochas foi enorme, já que seu sistema deveria ser resistente às diversas condições climáticas em seu percurso por mais de 300 cidades. Para isso, a empresa se dedicou à construção de um sistema de segurança que fosse capaz, por exemplo, de manter a chama acesa em situações de ventos a mais de 120 km/h, chuvas intensas, em balões e alta pressão atmosférica.

A experiência olímpica de Recam Laser começou nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Naquela ocasião, a empresa se encarregou de criar os recipientes para o magnésio utilizados pelos ginastas, e de confeccionar as letras do caldeirão olímpico.

O próximo objetivo da empresa são as Olimpíadas de Tóquio.

Pirotècnia Igual, criando espetáculos desde 1880

Esta é uma empresa muito mais antiga que Recam Laser. Pirotècnia Igual tem uma experiência que data de 1880, e se dedica à produção e distribuição de produtos pirotécnicos profissionais para todas as partes do mundo.

A empresa se apresenta como a responsável pelos fogos de artifício e efeitos especiais nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992), na Copa do Mundo do Brasil (2014), nos Jogos Odesur Santiago (2014), os Jogos Olímpicos de Atenas (2004), os Jogos Olímpicos de Londres (2008), Jogos Olímpicos do Rio (2016) e dos primeiros Jogos Europeus (em 2015, em Baku, capital do Azerbaijão).

Além de grandes eventos esportivos, a Pirotècnia Igual deixou sua marca nas festas de fim de ano em Copacabana (2015) e em Valparaíso (também em 2015).

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!