Em coletiva de imprensa após reunião com o monarca espanhol, o líder do governo da Espanha, Pedro Sánchez, elogiou o “compromisso do Rei Felipe VI com a transparência da monarquia”. O encontro entre os líderes aconteceu, precisamente, um ano após a polêmica saída de Juan Carlos I da Espanha, supostamente envolvido em escândalos de corrupção.
As palavras de Sánchez foram ditas justamente após uma pergunta sobre o futuro de Juan Carlos I. O líder do governo espanhol, entretanto, evitou conceder uma resposta clara, e apenas disse que se sentia “satisfeito” pelo “compromisso” mostrado por Felipe VI com a “transparência, atualização e renovação” da Coroa espanhola.
Vale a pena ler: Prefeitura de Barcelona retira a Medalha de Ouro ao rei emérito Juan Carlos I
Comentários sobre a reunião com o governo da Catalunha
Em relação à reunião bilateral entre os governos da Catalunha e da Espanha, severamente criticada por Ignacio Garriga (VOX), Pedro Sánchez disse que “o compromisso com a governança parte do espaço multilateral, que reconhece a Constituição e os Estatutos de Autonomia”. Sánchez afirmou, também, que se sentia “satisfeito” pelo acordo alcançado com o governo catalão para a ampliação do aeroporto de El Prat, em Barcelona. Para o líder espanhol, as reformas no aeroporto catalão “são a base que permitirá à Catalunha se recuperar mais rapidamente”.
Vale a pena ler: Pedro Sánchez: “A democracia espanhola mostrou sua força e capacidade de resolução de conflitos”